Operação remove veículos abandonados em vias da cidade

Carros abandonados e carcaças de veículos em áreas como Via Regional, Barbalho, Bom Juá, IAPI, Imbuí e Uruguai foram removidos das ruas, em ação realizada pela Prefeitura nesta quarta-feira (25). O serviço que dura todo o dia foi coordenado pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) e contou com a participação da Limpurb, da Transalvador e da Guarda Municipal. O trabalho começou pela Via Regional, onde funcionam várias oficinas mecânicas de pequeno porte.

Ao longo de toda a via, foram encontrados veículos abandonados e carcaças que oferecem uma série de perigos e inconvenientes para a população, como explica a coordenadora de Serviços Diversos da Semop, Janete Garcia. “Esses veículos acabam virando foco de doenças, pois atraem ratos e viram criadouros para mosquito da dengue. Já chegamos a encontrar até ninhos de cobras. Como ocupam grande espaço nas ruas, os carros e caraças acabam ainda atrapalhando o fluxo de pessoas e veículos”, conta a coordenadora.

Segundo ela, também é comum os veículos virarem ponto de usuários de drogas. Janete Garcia afirma que a retirada de carros abandonados e de carcaças de veículos é uma ação contínua da Semop. “O trabalho é feito regularmente e, em breve, vamos atender outras áreas da cidade que tenham esse tipo de problema”.

Devido a uma ação prévia da secretaria, orientando os proprietários sobre o trabalho que seria realizado, não houve maiores reações. Já os transeuntes destacaram a importância da operação. O vendedor Antonio Santana mora em Águas Claras e costuma passar quase todos os dias pela Via Regional. Conta que, quando circula pela local à noite, sempre fica preocupado de ter algum eventual criminoso escondido nos veículos. Diz que, a partir de agora, vai ficar mais tranquilo.