Operação São João: CCZ fecha cerco contra arboviroses em Salvador

Com a retomada dos eventos de São João em Salvador após um longo período de restrição pela Covid-19, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fecha o cerco nos principais circuitos dos festejos na cidade contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A partir desta quarta-feira (1º) até o próximo dia 10 de junho, os agentes de endemias vão circular pelos 12 distritos sanitários para fazer rondas em localidades estratégicas onde há casos de arboviroses notificados em unidades de saúde da rede municipal. A intenção é realizar bloqueio da transmissão de possíveis focos.

Já de 13 a 15 de junho, o CCZ intensificará as inspeções e tratamentos focais em pontos turísticos como Pelourinho, Parque de Exposições e em praças da região do Subúrbio, como Paripe, que costumam receber eventos. Já de 20 a 23, as estações de transbordo com movimentação intensa de passageiros para viagem ao interior, como o terminal de ferry-boat e a rodoviária, serão alvos de aplicação de inseticidas de efeito residual para reduzir ainda mais as chances de sobrevivência do mosquito nos espaços.

O cronograma de mobilização especial será estendido até o dia 8 de julho, passando pela festa de São Pedro, no dia 29 de junho, e o feriado de Independência da Bahia, 2 de julho.

“A capital baiana vem intensificando ações e não poupando esforços para evitar uma epidemia de casos e, por isso, nos preocupamos em preparar uma logística que permita que mesmo com aumento da circulação de pessoas para curtir as festas juninas de forma tranquila, sem o risco do contágio do Aedes. Esse trabalho preventivo evita que, após o ponto alto da festa, haja crescimento de casos e atendimentos da dengue, zika ou chikugunya nas unidades de saúde”, explica a subgerente de Arboviroses, Cristina Guimarães.

As atividades diárias do CCZ seguem o cronograma normal de segunda à sexta-feira. Em caso de denúncias de focos ou acumulados, o cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador (156) para acionar uma equipe de combate a zoonoses.