Logo Prefeitura de Salvador

Operação Sílere apreendeu 33 equipamentos no fim de semana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promoveu, no final de semana, mais uma fiscalização de combate à poluição sonora no município, a Operação Sílere, feita de forma integrada com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e as polícias Militar e Civil. De sexta (12) a domingo (14), foram contabilizadas 567 denúncias, com 415 vistorias realizadas. 

Os agentes apreenderam 33 equipamentos de som nos bairros da Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, Pirajá, Federação, Bonfim, Marechal Rondon e Plataforma. Já os bairros mais denunciados foram Uruguai, São Caetano, Pernambués e Canabrava. 

De acordo com o subcoordenador de fiscalização sonora da Sedur, Fabrício Batista, a Operação Sílere é de grande importância para a cidade, e o apoio dos demais órgãos é fundamental, já que a dinâmica da poluição sonora é rápida, com mudança dos locais onde a atividade acontece. 

 “A Operação Sílere vai se adequando às mudanças que a própria sociedade impõe. Temos equipamentos de som que mudam com o decorrer do tempo, que têm uma amplitude e alcance maior, atingindo locais que não tínhamos como passar com a equipe. Quando a gente se depara com mudanças assim, o estudo feito através do grupo de trabalho para atacar a fonte poluidora é crucial para a fiscalização”. 

Balanço – De janeiro deste ano até este domingo (14), a operação contabiliza quase 80 mil denúncias e aproximadamente 14 mil vistorias realizadas. Além disso, 1,5 mil equipamentos sonoros foram apreendidos e os bairros mais denunciados, durante este ano, foram IAPI, Santa Cruz, Pernambués e Itapuã. As fontes emissoras mais denunciadas foram veículos particulares e áreas públicas. 

Legislação – Pela lei municipal, a emissão de ruídos com níveis acima de 70 decibéis é permitida entre 7h e 22h. Após isso, precisa se restringir a 60 decibéis. Caso ocorra o descumprimento, o valor da multa pode variar entre R$1.211,73 e R$201.788,90, além da apreensão do equipamento de som. 

Aplicativo – As denúncias podem ser feitas por meio do serviço Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br , ou ainda pelo aplicativo Sonora Salvador. A ferramenta lançada pela Sedur permite também acompanhar o atendimento em tempo real, garantindo mais agilidade na prestação do serviço. O app pode ser baixado através do Play Store (Android) e, em breve, também será lançada a versão para iOS, no Apple Store.

Skip to content