Operação Verão apreende 380 equipamentos irregulares nas praias

No primeiro dia da Operação Verão, promovida pela Prefeitura do Salvador, os fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (CLF/Semop) apreenderam no domingo (1º) 380 equipamentos irregulares (cadeiras, sombreiros, mesas, freezer e caixas de cerveja), no trecho entre o Porto da Barra e o Jardim de Alah. A iniciativa contou com o apoio da Transalvador, Limpurb, Guarda Municipal, Sucom e Polícia Militar, e envolveu no total 116 agentes e 24 veículos, incluindo viaturas, caminhões, kombis e caminhão munck.

Além do ordenamento dos 65 quilômetros de faixa de areia da orla da cidade, no trecho entre São Tomé de Paripe e Ipitanga, a Operação Verão envolve serviços como limpeza urbana, combate à poluição sonora e estacionamento irregular, retirada de construções e equipamentos irregulares da orla da cidade. Por determinação da Justiça Federal, foram autorizados apenas 200 pontos de exploração econômica nos 65 km de praia.

A distância entre as tendas para venda de bebidas e alimentos deverá respeitar o espaçamento médio de 20 metros. A mesma medida vale para separar os pontos de comercialização das áreas reservadas para prática de esportes, colônias de pesca e banhistas que optarem por levar seu próprio material de consumo. As normas para comercialização de produtos na faixa de areia estão regulamentadas através da Portaria 203/2013, publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (2).