Logo Prefeitura de Salvador

Operação Verão vai ordenar as praias de Salvador a partir de domingo

 

A Prefeitura inicia neste domingo (01) o trabalho de ordenamento dos 65 quilômetros de faixa de areia da orla de Salvador, entre São Tomé de Paripe e Ipitanga, para garantir o cumprimento das exigências para exploração comercial do litoral da cidade. A ação integra a Operação Verão e envolve serviços como limpeza urbana, combate à poluição sonora e estacionamento irregular, retirada de construções e equipamentos irregulares da orla da cidade, através da atuação articulada entre as secretarias municipais da Ordem Pública (Semop), da Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Urbanismo e Transporte (Semut), Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e da Vigilância Sanitária e Transalvador.  

 

Por determinação da Justiça Federal, foram autorizados apenas 200 pontos de exploração econômica nos 65 km de praia. A distância entre as tendas para venda de bebidas e alimentos deverá respeitar o espaçamento médio de 20 metros. A mesma medida vale para separar os pontos de comercialização das áreas reservadas para prática de esportes, colônias de pesca e banhistas que optarem por levar seu próprio material de consumo.

 

Segundo a titular da Semop, secretária Rosemma Maluf, todos os equipamentos irregulares deverão ser retirados das praias até as 19h de domingo (01). Os equipamentos que não forem retirados serão apreendidos pelos fiscais da Semop. Na segunda-feira (02) começam as medições e preparativos para instalação das 200 tendas autorizadas para funcionamento pela Prefeitura. Os novos credenciados para explorar as tendas poderão começar a trabalhar no dia 7 de dezembro, exercendo atividades com mesas e cadeiras. Eles têm durante todo o mês de dezembro para atender às exigências relativas à padronização dos equipamentos, disponibilizando, por exemplo, ombrelones brancos ou azuis. 

 

Alimentos – Um dos pontos é que o preparo de alimentos não poderá ser feito na areia, como determinou a Justiça Federal. Mas é possível utilizar o delivery. Também não poderão ser usados na areia botijões de gás nem fogareiros. Os resíduos produzidos pela tendas são de responsabilidade de seus autorizados, que devem recolher o material para coleta da Limpurb. Ainda na área da sustentabilidade, não será permitido som mecânico nas praias, devido aos riscos de poluição sonora. A secretária Rosemma Maluf conta que foi destacado um grupo exclusivo de agentes de fiscalização e da Guarda Municipal para atuarem nas praias, combatendo os abusos.  

 

“O mais importante é que, depois de quase cinco anos, Salvador vai voltar a ter conforto e segurança para baianos e turistas”, destaca Rosemma Maluf. Ela avisa que, a partir de 2014, a Prefeitura vai iniciar o mesmo processo de ordenamento na orla insular da capital, que inclui as ilhas de Maré, Bom Jesus e Ilha dos Frades.

 

Vale lembrar que essas regras não se aplicam aos ambulantes volantes, como os vendedores de água de coco, picolé ou bronzeador, que poderão continuar trabalhando normalmente, mesmo com a Operação Verão. 

Skip to content