Órgãos municipais elaboram plano de ação para destacar potenciais da Av. 7

A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), que coordena as ações de ordenamento do comércio no Centro, participou na manhã desta terça-feira (29) de uma reunião conjunta na sede do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para construção do plano de ação e cronograma das atividades que visam transformar a Avenida Sete e o entorno num grande corredor cultural e destino turístico. O trabalho, que será permanente, resultará na capacitação dos profissionais, formais ou não, e outras ações para o desenvolvimento socioeconômico do espaço.

Serão utilizados três eixos de atuação: empreendedorismo social, acesso a crédito e acesso ao mercado; economia criativa, cultura e turismo; e desenvolvimento urbano. Além das intervenções urbanas, já em curso, e da capacitação dos profissionais, o grupo de trabalho também incentivará a formação de condomínios para buscar as necessidades de cada local com resoluções específicas para cara área, gestão visual das lojas, merchandising, aculturamento digital do comércio informal, resgate do potencial cultural, mapeamento dos espaços e edificações históricas para auxiliar a elaboração de um guia de turismo, entre outras ações.

Segundo a secretária Rosemma Maluf, o ordenamento do comércio precisava ir além da requalificação estrutural, tornando a Avenida Sete e o entorno num ambiente cada vez mais produtivo economicamente. “Com a formação de condomínios, por exemplo, cada rua terá autonomia para identificar suas próprias necessidades e, assim, encontrarmos uma providência. Queremos, também, fomentar as características culturais para que a região possa ser um atrativo destino turístico. Tudo com o protagonismo dos atores, ambulantes ou comerciantes, que participam da elaboração do projeto através das associações”, afirma a secretária.

Participam da elaboração do projeto, além do Sebrae e Semop, órgãos municipais como Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), que atuará no combate à poluição visual, da Limpurb, que auxiliará no manuseio dos resíduos sólidos, da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), através do Centro do Empreendedor Municipal, Fundação Gregório de Matos, Fundação Mario Leal Ferreira, entre outras instituições, como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Desenbahia, Unifacs, Unipaz e Conder. A próxima reunião está marcada para terça-feira (06), na sede da CDL.