Órgãos municipais realizam fiscalizações durante final de semana

Para assegurar o cumprimento dos protocolos destinados a evitar a disseminação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), cerca de 1,5 mil vistorias na cidade. No período, agentes de fiscalização notificaram nove estabelecimentos, sendo cinco bares e restaurantes, três comércios de rua e um mercado. Não houve interdição.

As vistorias foram feitas em 37 bairros de Salvador, com notificações em estabelecimentos localizados na Barra, Dois de Julho, Pituba, Santo Antônio e Caminho das Árvores. Durante as fiscalizações, uma aglomeração foi dispersada em Cajazeiras VIII. O evento irregular, promovido por uma associação de moradores, foi encerrado pelos agentes. Os responsáveis pela festa de paredão não foram identificados.

Operação Sílere – Durante o final de semana, também foram realizadas fiscalizações para combater a poluição sonora na capital baiana. Neste sentido, por meio da Operação Sílere, agentes da Sedur e policiais civis e militares fizeram mais de 300 vistorias. Através do Fala Salvador 156, foram registradas 727 denúncias. Os bairros mais denunciados entre sexta e domingo foram Itapuã, Pituba, Pernambués e Rio Vermelho.

No final de semana, 54 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Mussurunga, Alto do Coqueirinho, Itapuã, São Marcos, Massaranduba, Águas Claras, Cajazeiras X, Rio Vermelho, Jardim Nova Esperança, Novo Marotinho, Garcia, Federação, Cosme de Farias, Barra.

Feira do Rolo – Para coibir o comércio de rua irregular, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM) e  o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM),  realizou, no domingo (6), apreensões de bens de origem duvidosa e equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público. Agentes do órgão também dispersaram o público nas regiões do Largo do Tanque, Nilo Peçanha, Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal e ruas transversais.

A operação, que ocorreu das 7h às 15h, contou com a atuação de 39 prepostos. Durante a ação, foi empregada uma frota de 11 viaturas. Foram feitas 19 apreensões. Dentre elas, 12 sacos contendo produtos diversos, dois volumes de sapatos danificados, um saco com duas impressoras danificadas, duas gaiolas danificadas, uma pia sanitária totalmente deteriorada e uma caixa de som pequena com defeitos.

Cumprimento de Demandas – Encabeçada pela Semop, a Operação Cumprimento de Demandas, realizada no bairro da Boca do Rio, no domingo (6), teve como objetivo a desativação de barracas irregulares. Doze agentes atuaram na ação, que contou com uma frota de quatro veículos. Durante a fiscalização, uma barraca de fibra foi retirada pelo proprietário.

Tolerância Zero – Além disso, através da Operação Tolerância Zero, agentes de fiscalização da Semop monitoraram atividades do comércio informal no bairro de Itapuã, neste final de semana, no entanto, não houve apreensão de mercadorias.

Guarda Civil Municipal – Ao longo de mais um final de semana, equipes da GCM atuaram nas atividades de rotina, em apoio aos órgãos públicos, com atividades de fiscalização no trânsito, comércio informal e outras atividades desenvolvidas no município.

Os agentes atuaram ainda com patrulhamento preventivo, proteção de prédios públicos e apoio preventivo em eventos sociais. Durante as ações, não foram registradas ocorrências relevantes.