Osba abre Festival Artes do Sagrado nesta quinta-feira (10)

A maratona de 12 dias de programação gratuita do Festival Artes do Sagrado, com patrocínio da Prefeitura do Salvador, terá início oficial nesta quinta-feira (10) às 19h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) na Igreja de São Francisco, Pelourinho. Sob a regência do respeitado maestro Carlos Prazeres, a Osba vai apresentar peças do compositor baiano Lindembergue Cardoso, como “O Ritual”, além do Stabat Mater (Estava a Mãe Dolorosa), do compositor italiano Giuseppe Battista Pergolesi, que fala sobre as dores de Maria ao ver o sofrimento do filho.

SAGRADO1004

Até o dia 21 de abril, uma série de atrações será realizada na cidade neste período da Semana Santa, com o propósito de melhor receber o turista e de explorar a riqueza do acervo religioso da capital baiana, além de resgatar a importância nacional da Bahia como referência simbólica do sentimento e das artes do sagrado.

Na programação, que já faz parte do Calendário de Eventos da Cidade, estão a Feira Artes do Sagrado, Série de Concertos sinfônicos e corais, Rota Gastronômica Santos Sabores, Rota de Cinema, Danças Sagradas, Rota dos Museus, além da exposição especial Santeiros do Sagrado, no Museu Palacete das Artes.

O ponto alto do festival é o espetáculo épico teatral A Paixão de Cristo, que acontece entre nos próximos dias 16 a 20, a partir das 18h30, em um novo local este ano – o Farol da Barra. Os ingressos podem ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, com limite de quatro ingressos por pessoa nos postos instalados no Shopping Iguatemi, Ferreira Costa Paralela, Obras Sociais Irmã Dulce e Farol da Barra (este último nos dias dos eventos).

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o Festival Artes do Sagrado tem tudo para se tornar o terceiro produto turístico cultural mais importante da cidade, depois do Carnaval e do Réveillon. “Temos um produto transformador de fluxo turístico capaz de posicionar Salvador nacionalmente e atrair novas rotas para a nossa cidade”, antecipa. Com essa mesma aposta, a CVC Viagens se tornou a operadora oficial do Festival em todo o Brasil.

Já o Diretor Geral do Festival, Paulo Dourado, lembra, ao mencionar o segredo desse sucesso, que “o fundamento sincrético e barroco da formação da Bahia, “terra da magia, do feitiço e da fé” e onde se iniciou o Brasil, é calcado em alicerces históricos com profundas raízes no imaginário popular”. A programação completa pode ser conferida no site http://festivalartesdosagrado.com.bre pelo Facebook oficial do evento, no endereço www.facebook.com/FestivalArtesDoSagrado