Outubro Rosa: Confira a programação nos postos de saúde nesta sexta (8)

Dentro da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá continuidade, nesta sexta-feira (8), à programação de incentivo aos cuidados preventivos com a saúde da mulher. Ao todo, 29 unidades estão envolvidas para intensificar e oferecer consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e de colo de útero.

Para ter acesso às unidades que realizam os exames durante todo o mês de outubro da mobilização, basta acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR Code ou acessar o site www.saude.salvador.ba.gov.br/unidades-saude-preventivo, para ler toda a lista disponibilizada. Neste ano, até o mês de setembro, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para mamografia na própria rede e em clínicas conveniadas.

São diversos serviços que podem ser encontrados nesta sexta (8) nos postos espalhados pela cidade. A lista engloba coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos de mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh); consulta com equipe de enfermagem; salas de espera com palestra sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino; busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo.

LGBTQIA+ – Os estudantes graduandos em Enfermagem da Faculdade Unijorge, sob a supervisão de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sete de Abril, farão palestras elucidativas para a população LGBTQIA+ na unidade, visando a prevenção do câncer de colo de útero. Haverá ainda distribuição de preservativo e álcool em gel, oferta de testes rápidos, além de captação de mulheres para mutirão de exames preventivos.

Lista de unidades desta sexta (8):

USF Bom Juá

USF Fiais (Lobato)

USF Resgate

USF Boa Vista do lobato

USF Lagoa da Paixão

USF Jaqueira do Carneiro

USF Curralinho

UBS Manoel Vitorino (Brotas)

UBS Arenoso

USF Resgate

UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro)