Logo Prefeitura de Salvador

Outubro Rosa Pet visa conscientizar população sobre câncer de mama em animais

No mês de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai promover no dia 29 deste mês o Outubro Rosa Pet. A ação será realizada no Parque da Cidade, no Itaigara, e em outro local e horário a serem divulgados em breve. 

A iniciativa é uma edição especial do Castramóvel, serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, e tem como intuito promover a conscientização dos tutores sobre a importância de cuidar das cadelas e gatas no que diz respeito à doença. Na ocasião, o agendamento será presencial, por ordem de chegada. 

O câncer de mama, assim como nos humanos, acomete os pets através do crescimento irregular das células dos tecidos. Os tumores podem ser únicos ou múltiplos, e podem ter uma aparência densa ou firme. Entre os principais fatores do aparecimento do câncer nos animais está o uso de anticoncepcionais, questão genética, obesidade e a idade – fêmeas com mais de 10 anos têm maior propensão a ter problemas de saúde. 

Segundo a diretora da Dipa, Michele Holanda, dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária apontam que a incidência de câncer de mama em cadelas é de 45% e, nas gatas, de 30%. “Por isso, aproveitamos o Outubro Rosa para lembrar da necessidade da castração das fêmeas, que ajuda não só no controle populacional, mas previne doenças. É a melhor escolha”.

A gestora ainda ressalta que a prevenção ajuda em uma melhor qualidade de vida dos animais, até porque o câncer de mama, assim como nos humanos, acomete os machos também. “Precisamos pensar no bem estar dos animais. O que pudermos prevenir, a Diretoria Animal estará à frente, evitando novos casos”, declara.

Criado: 10 Outubro 2022

Skip to content