Outubro Rosa: Saúde intensifica ações para prevenção do câncer de mama

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está oferecendo à população feminina diversos tipos de exames e consultas em saúde sexual e reprodutiva, testagens, exames clínicos de mama, dentre outros, alusivos ao Outubro Rosa, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF). Além disso, oficinas temáticas e rodas de conversas estão na programação de pelo menos 20% dos postos de saúde da capital baiana e sendo reforçadas durante todo o mês. O objetivo é intensificar as atividades de prevenção dos cânceres em mulheres.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Abdon Brito, explica que as estruturas se ocupam da prevenção e encaminhamento para os exames. As mulheres são avaliadas por profissionais médicos, enfermeiros e, em caso de necessidade, são solicitados os exames de rastreio de mamografia, ultrassom transvaginal e mamária, havendo muitas situações que consistem apenas na própria realização do preventivo nas UBS.

“Se forem necessários exames especializados, dispomos dos Multicentros de Saúde. A partir deles, há o encaminhamento ao Hospital Municipal de Salvador para a realização dos exames, em parceria com a SMS”, reforça.

Na USF de Itapuã foram realizadas, na última sexta-feira (7), oficinas com o tema “Saúde íntima, conhecer para cuidar”, com as presenças da professora de pompoarismo e escritora Jecilene Moraes, junto com a fisioterapeuta pélvica Flávia Rodrigues. Na ocasião, foram abordados temas referentes à uroginecologia de forma fácil, acessível e prática, chamando atenção ao autoconhecimento e autocuidado.

“Além disso, durante todo o mês incrementamos os atendimentos às mulheres, aumentando o número de preventivos e encaminhamentos para mamografias, realização de testes rápidos e consultas em geral. O ponto alto do mês será no dia 15, o Sábado Rosa, quando faremos diversas atividades em prol das mulheres, sempre ressaltando a prevenção do câncer de colo de útero e mamas”, declara a gerente da unidade, Ivone Reis.

O secretário da SMS, Decio Martins destaca que, além das consultas e exames voltados aos cuidados, a programação envolve também atividades educativas, rodas de conversas, palestras sobre nutrição, odontologia para todas as mulheres e específicas para as idosas. “Nossa preocupação é incentivar aos cuidados, a conscientização e atender um número máximo de mulheres durante esta campanha do outubro Rosa e seguir ofertando serviços durante todo o ano para a manutenção da saúde das cidadãs”, declara.

Criado: 11 Outubro 2022