Outubro Rosa terá ações dedicadas às mulheres em situação de rua

Neste Outubro Rosa, mês dedicado ao alerta e prevenção de câncer de mama e colo do útero, terá ações dedicadas aos cuidados com o público feminino que vive em situação de rua em Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai facilitar a oferta de diversos serviços, para que as mulheres possam receber os cuidados necessários através de ações, que vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade ao longo do mês.

As atividades serão realizadas através do projeto Girassóis de Rua, que tem a proposta de colaborar com pessoas em situação de rua e suas vulnerabilidades. A intenção é reduzir danos, busca ativa para cadastro e acompanhamento dos usuários, orientações de saúde e outras ações.

De acordo com a técnica em Saúde da População em Situação de Rua (APS) da SMS, Elisabete Campos, a proposta é promover não apenas acesso do público aos serviços, como também dar visibilidade às mulheres. “Ainda temos muitas dificuldades no acesso desta fatia da população, tanto às informações quanto aos direitos à saúde. Apesar do SUS defender a igualdade e equidade, percebemos que são princípios que precisam ser aplicados com mais clareza, permitindo o acesso justo da população em situação de rua. Estas ações também são importantes, por oferecer a orientação dos seus direitos como cidadãs, em ter seus documentos validados e os eventuais benefícios e auxílios fornecidos”, detalhou.

Programação – A programação voltada à campanha Outubro Rosa terá início na próxima terça-feira (18), no Largo dos Mares, com uma roda de conversa que vai abordar a importância da realização do exame preventivo, onde haverá atividades lúdicas com roda de samba e agendamentos de exames. Os procedimentos serão efetuados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor Mário Andrea, na Sete Portas, nos dias 18 e 25, diuturnamente. Através da equipe do Consultório na Rua, as mulheres poderão fazer teste rápido para identificar infecções sexualmente transmissíveis (IST), planejamento sexual e reprodutivo e, ainda, obter esclarecimentos sobre o câncer de mama.

Também no dia 18, das 8h às 12h, no 7º Centro de Saúde Professor José Mariani, em Itapuã, haverá atendimentos para controle glicêmico e arterial, realização de teste de gravidez, atualização de carteira vacinal e práticas interativas de auriculoterapia e massoterapia. Além destes serviços serão realizados encaminhamentos para exames de ultrassom mamário e transvaginal.

A lista de ações contemplará ainda dois grandes eventos. Um deles é a Feira de Cuidado à Mulher, atividade que será realizada no Largo dos Mares no dia 18 e vai oferecer o agendamento de exames preventivos, que serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio de Carvalho, no Bonfim, na quarta-feira (19) e no dia 26, no período vespertino.

Em seguida, a Feira de Saúde Mulher da Maloca focará em serviços como rastreio de sintomático respiratório, educação sexual e reprodutiva, redução para o tabaco e auriculoterapia (terapia através da orelha). Também haverá atendimento relacionado a auxílios e benefícios sociais, orientação jurídica e atividades de arte-educação. Esta feira vai ocorrer em duas edições, a primeira no dia 20, no Aquidabã, e a segunda na Piedade, no dia 27. Em ambas as datas, a Feira de Saúde da Maloca será realizada pela manhã.

E, no final do mês, ainda haverá uma ação intitulada “O Mar de Rosa”, que vai promover um banho de mar das mulheres, na praia de Patamares, com atividades de consciência corporal, piquenique, bate papo e distribuição de kits de beleza. A atividade ocorrerá no dia 25 de outubro e as participantes vão sair da Unidade de Saúde da Família (USF) da Gamboa às 9h30, com destino a Patamares.

Criado: 14 Outubro 2022