Ouvidoria contabiliza quase 17 mil registros em seis dias de Carnaval

Durante os seis dias oficiais de Carnaval (16 a 21), a Ouvidoria Geral do Município (OGM) totalizou 16.991 mil registros, sendo 99,4% contabilizados pelas equipes de rua e 0,6% atendidas pelo atendimento do Fala Folião 156. Entre os elogios dos foliões, o destaque foi para as atrações nos palcos alternativos e nos bairros, que esse ano se estendeu a dez localidades.

Em comparação ao Carnaval de 2020, houve um acréscimo de 95,05% no número de atendimentos. Esse novo cenário se deve ao perfil da Ouvidoria, mais presente e atuante na intermediação das demandas requisitadas.

Do total de atendimentos, 49,4% foram elogios com relação à organização da festa, atrações para foliões pipoca, atuação da Ouvidoria com a entrega de pulseira de identificação para crianças, qualidade na iluminação nos circuitos e nos entornos e limpeza nos circuitos após as atrações.

A maioria das orientações (29,1%) envolveu informações gerais sobre o Carnaval. As principais dúvidas foram relacionadas ao acesso aos circuitos, horário das atrações, locais de entrada das arquibancadas, acesso aos camarotes e localização de estabelecimentos. Do total de registros, 5% foram solicitações, a exemplo de fiscalização de poluição sonora nas ruas intermediárias dos circuitos e limpeza nos entornos.

Sugestões – Dos quase 6% de foliões que apresentaram sugestões, as questões mais citadas foram a inclusão do pré-carnaval no Circuito Osmar, a criação de um espaço infantil, aumento da quantidade de lixeiras, mudanças na localização de pontos de ônibus, acesso mais fácil aos circuitos e mudança na exclusividade da cervejaria. Foram contabilizadas ainda 10,1% de reclamações que, junto com as solicitações e sugestões, foram encaminhadas imediatamente aos órgãos competentes, para análise e providências.

Bairros – A Ouvidoria também foi parte integrante no Carnaval dos Bairros. Durante os dias da programação, foram totalizados 3.027 registros. As localidades de Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Nordeste e Rio Vermelho puderam usufruir da festa, com uma ampla grade de atrações. A equipe ainda intermediou, junto ao órgão operacional, uma solicitação de urgência no bairro de Cajazeiras, onde foi acionada, imediatamente, a ambulância do Samu. Outra demanda foi registrada na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMJ), sobre uma importunação sexual, com as atendentes no Campo Grande.