Ouvidoria da Transalvador registra queda no número de denúncias

A probabilidade da Ouvidoria da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) receber, no primeiro semestre, uma denúncia relacionada a serviços da autarquia foi de uma a cada cerca de 920 demandas. O esforço em aprimorar os procedimentos refletiu na redução de 72% na quantidade de denúncias feitas pelos cidadãos ao setor, se comparados os seis primeiros meses deste ano com 2020. Houve também uma diminuição de 19% em relação às reclamações.

Responsável por atender e orientar a população sobre os serviços da superintendência de trânsito, a Ouvidoria chegou a registrar no primeiro semestre uma média de 50 demandas por dia, totalizando 9.248 solicitações. Desse total, apenas dez foram denúncias (contra 36 em 2020) e 188 reclamações (diante de 223 em 2020). Já os elogios aumentaram de cinco, nos seis meses iniciais do ano passado, para 11 este ano.

“Com a pandemia, adaptamos diversos serviços, implantamos o agendamento prévio, a possibilidade de realização da defesa e recursos on-line, por exemplo, para que o cidadão não ficasse sem seu direito a um atendimento de qualidade garantido. Os agentes estão tendo um papel importante no processo de vacinação. Esses números são consequências de um esforço iniciado nos últimos anos. Estamos sempre readequando nossos procedimentos para melhor atender à população, e esses números mostram que estamos no caminho certo”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Contato – Os cidadãos podem contar com a Ouvidoria da Transalvador para fazer alguma reclamação, sugestão, elogios, denúncias ou solicitações de serviços como reforço de pintura e estacionamentos irregulares. As solicitações podem ser feitas ao setor por meio do Fala Salvador, no número 156. Há ainda a opção de entrar em contato pelo e-mail ouvidoria.transalvador@salvador.ba.gov.br ou pelo portal do Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br.

As demandas recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas às unidades diretamente envolvidas, para conhecimento e eventuais providências. Após isso, técnicos da Ouvidoria enviam a resposta ao cidadão. Para as solicitações de serviços da Transalvador, como, por exemplo, conserto de semáforos, pinturas de faixas de pedestres e modificação no trânsito, é preciso que o cidadão já tenha um protocolo de solicitação feito no setor de Protocolo da autarquia.

Cabe destacar que não é função da Ouvidoria receber defesas de notificações de trânsito, como explica a ouvidora da Transalvador, Itanara Serapião.“Nesses casos, nós orientamos que o cidadão o faça diretamente no nosso Setor de Atendimento ao Público, seja por agendamento prévio ou virtualmente. Em relação à implantação de uma nova sinalização ou colocação de redutores de velocidade, o cidadão deve fazer a solicitação pelo nosso Setor de Protocolos”.

Serviços emergenciais – Das mais de 9,2 mil demandas do primeiro semestre, a maioria foi de solicitação de serviços emergenciais, como informar estacionamentos irregulares, congestionamentos, semáforos danificados ou algum obstáculo na via. No entanto, para esse tipo de atendimento, a Transalvador conta com dois canais diretos: o Fala Salvador, número 156, ou o aplicativo NOA Cidadão. Por esses meios, o cidadão pode solicitar serviços que necessitam de uma ação imediata.