Ouvidoria Geral capacita central de atendimento da Transalvador

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) inicia nesta segunda-feira (5), na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), as atividades de apoio na capacitação dos colaboradores na área de teleatendimento ao cidadão, previsto no Programa Fala Salvador como forma de padronização no atendimento. O primeiro órgão a participar da iniciativa é a Transalvador, que atende pelo número 118.

O foco do treinamento é comportamental, frisando sempre a necessidade de minimizar os impactos negativos causados por um atendimento despreparado. “Como os cidadãos são nossos clientes, as técnicas usadas não podem ser limitadas a uma recepção comum do telemarketing”, alerta Flávia Ribeiro, coordenadora da central 156 da OGM. Ela acrescenta ainda que o importante é fazer com que o atendente se coloque no lugar do cidadão, entendendo a necessidade do interlocutor e auxiliando-o da melhor maneira possível.

O ouvidor-geral, Humberto Viana, explica que o Disque Salvador 156 passará por uma ampliação e centralizará todos os teleatendimentos municipais. A intenção é padronizar e melhorar os mecanismos de acesso para o cidadão aos serviços da Prefeitura, através das Prefeituras-Bairro, dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) dos próprios órgãos (presencial) e do atendimento online via Portal Fala Salvador, no endereço eletrônico www.falasalvador.ba.gov.br.

“Através da reformulação dos canais de atendimento, da padronização e criação de uma cultura de qualidade, o novo serviço visa melhorar o relacionamento da gestão pública com o cidadão. Vamos centrar as solicitações de informações, serviços, reclamações, denúncias, elogios, e sugestões, acelerando a identificação de situações críticas e aumentando a transparência e eficiência dos serviços prestados”, afirma Viana.