Ouvidoria registra 84 manifestações e apela para contato de lideranças

A Ouvidoria de Salvador registrou, apenas neste ano, 84 manifestações na cidade, sem contar os atos realizados nos trechos das rodovias estaduais e federais que correspondem ao perímetro municipal. Desse número, 92% das manifestações foram realizadas com bloqueios de vias, sendo 75% com queima de pneus e outros materiais. A Ouvidoria identificou também que 30 manifestações foram evitadas por haver contato com Prefeitura ou outros órgãos federais ou estaduais. Com esse contato prévio, houve intermediação e as manifestações foram evitadas.

O ouvidor-geral do município, Humberto Viana, apela para que lideranças façam contato com o órgão ou com as demais ouvidorias das secretarias no sentido de viabilizar um acordo com a administração municipal, evitando casos como o da última quarta-feira (18), quando uma mulher morreu diante da dificuldade de mobilidade no Subúrbio por conta de uma manifestação realizada na Avenida Régis Pacheco. “Manifestações como essa poderiam ser evitadas se fosse feito contato com a Prefeitura. Assim, podemos intermediar e acelerar algumas demandas apresentadas”, afirma Viana.

Ainda de acordo com o ouvidor-geral, é necessário que as lideranças procurem meios que não comprometam a coletividade. “Temos que pensar no nosso direito, mas também no direito dos outros. Lamentamos que a situação tenha chegado ao ponto que chegou, inclusive com a opinião pública se posicionando contra as reivindicações. É preciso que as lideranças busquem os mecanismos disponibilizados pela Prefeitura em todos os órgãos para evitar esse impacto. No caso da manifestação desta terça-feira, não foi identificado qualquer registro na ouvidoria sobre as demandas apresentadas”, completou.

Uma das demandas apresentadas na manifestação realizada nesta terça-feira na Régis Pacheco voltava-se às obras realizadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) na Rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal, que seguem em andamento. A entrega, no entanto, foi prejudicada por conta das chuvas, que impossibilitou o serviço de pavimentação devido ao solo encharcado. Já foram executados 90% dos serviços no sistema de drenagem e agora a Sucop realiza o assentamento do meio-fio e a topografia da base da pavimentação. Quando o tempo estiver firme, será possível dar celeridade às obras. A estimativa é que as obras sejam concluídas até o próximo dia 30, caso as chuvas cessem na cidade.

O contato com a Ouvidoria Geral do Município pode ser feito pelo 2203-5009 / 2203-5010 ou pelo site ouvidoria.salvador.ba.gov.br.