Ouvindo Nosso Bairro 2021 inicia votação de obras nesta sexta (6)

Após o grande sucesso da etapa de sugestões do Ouvindo Nosso Bairro, onde os cidadãos puderam indicar à gestão municipal as intervenções prioritárias em nossa cidade, é chegada a hora da segunda etapa do programa, também chamada de etapa de votação. A partir das 14h desta sexta-feira (6) e até o próximo dia 26, o cidadão poderá exercer seu poder democrático de voto para selecionar até cinco intervenções que julgar prioritárias para o bairro onde mora, através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br , que já possui uma estrutura simplificada e autoexplicativa, bem como no aplicativo, disponível para Android.

Durante a posse dos novos conselheiros comunitários, ocorrida hoje pela manhã no Subúrbio 360, em Coutos, o prefeito Bruno Reis ressaltou a importância do programa. “O Ouvindo Nosso Bairro é o maior programa de escuta popular do Brasil. Não há outra cidade que permita o cidadão participar, de forma tão aberta, da gestão. Ninguém tem mais capacidade de dizer qual é o problema do que a própria pessoa que enfrenta o problema. Ou seja, é o cidadão tendo poder de decidir qual obra é prioritária para o seu bairro”, declarou.

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes, destacou a importância da colaboração dos diversos órgãos municipais para o sucesso do programa. “Houve uma grande parceria com as secretarias e demais órgãos do município para, juntamente com a Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, realizarmos as análises de viabilidade técnica de todas as sugestões, identificando as obras viáveis para poderem compor a fase de votação. A participação popular segue sendo de extrema importância, já que a ordem de prioridade na execução das obras vai obedecer ao critério de maior quantidade de votos”, explicou Moraes.

Balanço – As intervenções disponíveis para votação são resultado da ampla consulta popular realizada na primeira etapa, com audiências públicas virtuais, site e sugestões realizadas diretamente nas Prefeituras-Bairro da capital, que resultaram em mais de 10 mil participantes e 21 mil sugestões cadastradas. As propostas foram reunidas através do site, das audiências públicas e de atendentes especializados presentes nas dez Prefeituras-Bairro.

As sugestões passaram por avaliação de viabilidade e, nesta segunda etapa, as opções de obras estarão disponíveis em um menu já estruturado para votação. Entre as intervenções mais solicitadas individualmente se destacam as praças, com mais de 3 mil indicações da população, seguidas de 2 mil sugestões de recapeamento asfáltico e 1.475 de drenagem. Os bairros que tiveram o maior número de pedidos individuais registrados foram São Marcos (1.370), Paripe (1.264) e Vila Laura (1.170).