Ouvindo Nosso Bairro inicia atendimentos da terceira edição do programa

O programa Ouvindo Nosso Bairro, considerado o maior em consulta popular do país, começa a terceira edição com as consultas nas Prefeituras-Bairro e através da realização de audiências públicas virtuais, nesta terça-feira (29).  Pela manhã, o evento foi realizado envolvendo as Prefeituras-Bairro (PBs) Cajazeiras e Liberdade/São Caetano. Durante a tarde, das 14h às 16h30, será a vez das  PBs Valéria e Itapuã/Ipitanga. As sessões podem ser acompanhadas no site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br .

Durante o turno matutino, já foram realizados 39 atendimentos em Cajazeiras e 35 na Liberdade, com 183 intervenções solicitadas. Nos tablets disponibilizados nas unidades, os cidadãos cadastraram 289 solicitações, sendo as mais cadastradas intervenções em praças (187), em encostas (111) e campos de futebol (109). Até às 11h, 937 pessoas se cadastraram no site da iniciativa.

O titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, afirma estar satisfeito com o balanço da primeira manhã do programa. “Registramos cerca de 1,7 mil sugestões cadastradas apenas no site. Isso mostra a participação da população junto à gestão pública”, disse.

O gestor salientou que a participação da população é de suma importância para definir o futuro de nossa cidade. ”Aquela tão sonhada obra que você deseja para sua comunidade pode acontecer através da sua participação no Programa Ouvindo Nosso Bairro 2021”.

As audiências e consultas presenciais prosseguem nesta quarta-feira (30), das 9h às 11h30, com as Prefeituras-Bairro Cabula e Barra/Pituba. À tarde, das 14h às 16h30, o encontro é das Prefeituras-Bairro Centro/Brotas e Pau da Lima. Por fim, na quinta-feira (1º), as audiências são das Prefeituras-Bairro Subúrbio/Ilhas e Cidade Baixa, das 9h às 11h30.

Funcionamento – Os cidadãos podem sugerir, por meio de indicação eletrônica, as mudanças que a Prefeitura vai realizar no bairro onde moram. Áreas de lazer, construções de quadras e campos de futebol, parques infantis e instalações de abrigos de ponto de ônibus são algumas das várias intervenções realizadas pelo projeto desde que foi iniciado, em 2015.

Nesta edição, devido à pandemia do coronavírus, os soteropolitanos poderão encaminhar suas sugestões de intervenções em meio virtual, através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br . Também será disponibilizado atendimento nas dez Prefeituras-Bairro, onde um colaborador estará disponível, portando um tablet, para ajudar o cidadão a cadastrar as sugestões de intervenções.

Etapas – Na primeira etapa o cidadão poderá sugerir intervenções para os bairros da cidade, respeitando o limite de até três sugestões. Estas sugestões passarão por análise de viabilidade técnica da Prefeitura.

Caso as sugestões sejam aprovadas, ocorre o avanço para a segunda etapa, quando será realizada uma votação com as intervenções mais apontadas pelos moradores. Estas opções estarão disponíveis em um menu. As intervenções mais votadas serão então priorizadas pela gestão municipal, concretizando, assim, a participação popular no ordenamento da cidade.