O anúncio feito pelo Ministério da Cultura (Minc) informando que Salvador receberá R$ 142 milhões, oriundos do PAC (Programa de de Aceleração do Crescimento), fortaleceu ainda mais as ações previstas pela Prefeitura em obras de recuperação e revitalização de pontos históricos e turísticos da cidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a verba vai beneficiar alguns projetos que já estão em andamento e que visam a melhoria na infraestrutura da cidade. “São intervenções com valor urbanístico e histórico que ajudam a valorizar a nossa cultura e o nosso turismo. As intervenções devem começar no primeiro semestre de 2014”, explicou.
Bellintani fez questão de frisar a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na recuperação do Forte São Marcelo, um dos equipamentos turísticos beneficiados com o recurso, que será entregue à população no próximo verão. “Um exemplo claro é a revitalização do Forte São Marcelo, fechado para visitação desde 2011. Nos próximos 90 dias, o Iphan vai passar a gestão para o município, que ficará responsável pela preservação do valor histórico, potencializando o equipamento como atração turística e também como lazer para a população local”, concluiu.