Pacientes albinos e com lúpus em Salvador recebem protetor solar gratuito

Pessoas com albinismo ou lúpus podem receber gratuitamente protetores solares para o cuidado com a pele. A distribuição é feita mensalmente pela assistência farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio de processo administrativo.

Devido à ausência total ou parcial de melanina, pigmento que protege a pele contra os raios ultravioletas, os albinos necessitam de uso constante do produto. A utilização diária também é recomendada a quem tem lúpus, em função da maior sensibilidade e predisposição ao surgimento de lesões.

Atualmente, 30 albinos recebem regularmente protetor solar com Fator de Proteção (FPS) 50. A SMS também conta com 120 pacientes de lúpus cadastrados e que fazem recebimento regular de protetores com FPS 30.

Documentos – Para ter acesso, é necessário comparecer à sede da SMS, situada na Rua da Grécia, 3, no bairro do Comércio, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Os documentos solicitados são o RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em nome do paciente, relatório médico com o CID (emitido há, no máximo, três meses) e receita médica (com prazo máximo também de três meses).

Depois de aberto o processo administrativo, a área técnica avalia e registra o nome do beneficiário no sistema e o produto passa a ser entregue no Multicentro da Carlos Gomes (próximo ao Clube de Engenharia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Mensalmente, são fornecidos oito frascos de protetor solar para pacientes albinos adultos e quatro frascos para as crianças. Aos pacientes com lúpus são distribuídos quatro frascos, tanto para adultos como para as crianças.

Referência – Além do protetor solar, os pacientes com albinismo também podem ter acesso ao Multicentro Vale das Pedrinhas, unidade de referência para atendimento ambulatorial e multidisciplinar destes cidadãos na rede municipal de saúde. No local, os pacientes têm acesso a consultas especializadas com dermatologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades.

O acesso é feito através de encaminhamento realizado em qualquer unidade básica de saúde. Aqueles cadastrados para acompanhamento no Multicentro Vale das Pedrinhas também podem receber o protetor solar gratuitamente.

Cuidados – No dia a dia, os pacientes com albinismo ou lúpus devem seguir alguns cuidados. Um deles é usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares. Também é necessário usar roupas que protejam bem a pele, como camisas de manga comprida.

Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e evitar a sensibilidade à luz, também é recomendado. Além disso, é essencial passar filtro solar de FPS 30 ou mais, antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados. Por fim, fazer uso de suplemento de vitamina D é mais aconselhado que a exposição ao sol.

Criado: 06 Outubro 2022