Painel discute impacto socioambiental e mudanças climáticas em Salvador

O Espaço Colabore, no Parque da Cidade, sediou um bate-papo sobre iniciativas para o fomento ao desenvolvimento sustentável de Salvador. O encontro “Colabore Aê – Painel de Impacto Socioambiental e Mudanças Climáticas” reuniu estudantes, pesquisadores, acadêmicos, empresários, gestores públicos e startups.

O evento, em celebração à Semana do Meio Ambiente, foi promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e teve como objetivo apresentar e alavancar novos negócios, que apresentem soluções para reverter os efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas, aliados ao empreendedorismo inovador de impacto.

Segundo a secretária da Secis, Marcelle Moraes, o painel abriu espaço para representações de vários setores, como universitários, sociedade civil, poder público e empresas, “propondo ideias a serem levadas para o campo da ação”.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo, foi um dos palestrantes do encontro. Para ele, trazer o tema para a pauta do dia é essencial, diante dos fenômenos climáticos que vêm ocorrendo no Brasil, nos últimos anos.

“As pessoas têm uma impressão equivocada de que discutir mudança climática e suas interferências na realidade social é coisa do futuro, mas é uma preocupação do presente. Foram discussões do passado que ajudaram a Defesa Civil de Salvador a dar respostas imediatas e com antecedência, garantido mais segurança à população”, pontuou.

Mais debates – A representante da GB Cycon, Adna Caroline Oliveira, ressaltou a necessidade da democratização dos debates sobre o tema. “Muitas vezes, quando se fala de sustentabilidade, o assunto fica retido à academia, universidade e a alguns eventos não tão acessíveis à população, mas não tem como resolver problemas sem vive-los”, lembrou.

Adna lembrou que o conceito de sustentabilidade parece algo distante, restrito a esferas distintas, mas que todo mundo enfrenta algum desafio relacionado ao assunto. “As iniciativas discutidas pela Secis têm sido boas, porque discutem e atuam nos problemas de Salvador, dividindo com outras esferas, estreitando laços e trabalhando juntos, para resolver uma questão que atinge a todos”.

A empresária Mariana Gordilho participou do evento em busca de iniciativas para trabalhar dentro da área socioambiental. “Tenho bastante preocupação e interesse na pauta de sustentabilidade. Esse encontro permite conhecer experiências e negócios, que se importam com essa pauta, servindo como um incentivo para empreender na área,” afirmou.