Logo Prefeitura de Salvador

Painel Salvador de Mudança do Clima recebe artigos para publicação em e-book

Até o dia 15 de dezembro, pesquisadores e cientistas que trabalham com temas relacionados às mudanças climáticas podem submeter seus artigos para a edição do e-book (livro em formato digital) do Painel Salvador de Mudança do Clima, coordenado pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador (Secis). As condições e mais informações para participar do edital podem ser conferidos no site www.paineldemudancadoclima.salvador.ba.gov.br .

Os trabalhos devem focar nos eixos temáticos referentes às dez Câmaras Temáticas do Painel, que são Áreas Verdes, Energia, Eventos Extremos, Gerenciamento Costeiro, Gestão da Água, Inovação para Sustentabilidade, Mobilidade, Resíduos, Resiliência Urbana e Saúde. É possível submeter artigos que contemplem até, no máximo, dois desses eixos. Aqueles que tiverem seus artigos selecionados serão informados por e-mail até o dia 14 de fevereiro de 2022. A previsão de lançamento do e-book é em abril.

“O objetivo é que, através desses estudos, possamos encontrar soluções inovadoras que contribuam para que Salvador mitigue as suas emissões de gases de efeito estufa e, com isso, possa se adaptar às mudanças climáticas. A participação de pesquisadores nesse processo é de extrema importância”, reforça a titular da Secis, Edna França.

Rede – O Painel Salvador de Mudança do Clima foi lançado oficialmente na abertura da Semana Latino-Americana e Caribenha do Clima (LAC Climate Week), em 2019. Essa rede é uma iniciativa da Estratégia de Resiliência de Salvador, documento desenvolvido pela Secis em parceria com o programa 100 Cidades Resilientes, apoiado pela Fundação Rockefeller.

O propósito é traduzir em comunicação acessível os conhecimentos e possibilidades de soluções de mitigação e adaptação aplicáveis à cidade. Espera-se que os estudos desenvolvidos, assim como o e-book, sirvam para a formulação de políticas públicas e facilite às tomadas de decisão por parte do Estado e de iniciativas privadas.

Cada câmara temática da rede é composta por um coordenador especialista e outros pesquisadores da área para desenvolverem juntos estudos sobre o tema proposto. Estes cientistas já atuam na cidade através de diferentes instituições de ensino, como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal da Bahia (Ifba), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Salvador (Unifacs) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os membros das câmaras temáticas também podem submeter trabalhos para o livro digital, mas serão analisados por avaliadores externos.

Artigo – Os estudos podem ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses. Tem de ser de autoria própria e que já foram publicados em outros periódicos, desde que autorizado e mencionado o local da publicação original. É ainda necessário que os trabalhos sejam enviados em formato eletrônico (.doc ou .docx), seguindo as normas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos passíveis de requerimento de patentes.

Skip to content