Palestras de educação para o trânsito reúnem 5 mil pessoas no primeiro semestre

Cerca de cinco mil estudantes e trabalhadores puderam aprender as condutas adequadas para a promoção da segurança viária, durante as ações educativas promovidas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em 54 escolas e 18 empresas, nos seis primeiros meses do ano. As palestras integram dois programas mantidos por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut).

No programa Cidadão no Trânsito, que promove encontros em escolas públicas e privadas, crianças e adolescentes têm contato, de maneira divertida, com as regras de parada e circulação nas vias. Equipes do órgão também visitam as empresas, com o projeto Condutor Cidadão, para conversar com motoristas e funcionários sobre as normas e posturas corretas no trânsito.

“Um trânsito mais humano e seguro é resultado de uma sociedade consciente. A educação é fundamental, nesse trabalho de mudança da cultura dos cidadãos e na promoção da segurança viária”, afirma o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Além das palestras, a Transalvador retomou, no primeiro semestre, a Operação Volta às Aulas, que visa orientar e sensibilizar pais, responsáveis e estudantes nas portas das escolas. A ação tinha sido suspensa devido à pandemia e, este ano, toda a operação foi reestruturada, com uma campanha de comunicação diferente. As abordagens dos agentes também foram atualizadas, em relação às novidades da lei. Em 14 escolas geradoras de tráfego, foram distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdos educativos.

Além disso, durante o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança viária, a superintendência promoveu ações durante as quatro semanas. Dentre as principais iniciativas, estão a campanha em tevês, rádios, outdoors e megapainéis, voltada aos motociclistas, além do circuito de bike para crianças no Farol da Barra, passeio ciclístico e abordagens de conscientização, nas faixas de pedestres.

Programação contínua – Ainda este ano, a autarquia municipal vai promover a segunda edição dos Embaixadores da Educação para o Trânsito e do tradicional Concurso de Desenhos Infantis. Para a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em setembro, uma programação especial já está sendo elaborada.

A gerente da Gedut, Mirian Bastos, destaca outras iniciativas que serão realizadas e reforça a importância das ações educativas, como forma de sensibilizar os cidadãos. “Neste segundo semestre, continuaremos com os ciclos de palestras em escolas e empresas, como o Fórum Vida no Trânsito, que estabelece um diálogo com a sociedade. A educação tem se mostrado um importante instrumento para aproximação com o cidadão e mudança de cultura”, afirma.

Unidades educacionais dos setores público ou privado e empresas podem solicitar as palestras sem custo algum. Para fazer o agendamento, basta o responsável pela unidade entrar em contato com a Gedut, através do e-mail transalvadorgedut@gmail.com ou pelo telefone (71) 3202-9163.