Logo Prefeitura de Salvador

ParaPraia tem avaliação positiva no primeiro fim de semana

As cadeiras anfíbias tomaram conta da praia de Ondina na estréia do projeto ParaPraia, iniciado no sábado (25) no trecho em frente ao Instituto Baiano de Reabilitação (IBR). A iniciativa, voltada para os portadores de deficiência física, atendeu a 46 pessoas no primeiro fim de semana da atividade, e muitos dos beneficiados nunca tinham experimentado a sensação de um banho de mar.

 

 

Para a utilização das cadeiras com segurança, os banhistas foram acompanhados por alunos e professores do curso de fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. “Uma sensação de liberdade”, afirmou a presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Luiza Câmara, ao sair do mar. Ela, que por 20 minutos trocou sua cadeira de rodas pela anfíbia, disse que está torcendo para que o projeto dê certo. “Fui a primeira mulher a entrar no mar hoje. Vou ligar para todo mundo vir pegar uma praia”, comentou.

 

 

 

O ParaPraia também foi aprovado por Daniel Licio Sampaio, que já frequentou a praia em Ondina com a família. “Esta é a única que tem rampa de acesso, mas que não vai até o mar e dificulta a utilização de uma cadeira de roda normal. Eu não vinha à praia por esta e outras dificuldades que o deficiente encontra para desfrutar do lazer na cidade. Com o ParaPraia ficou muito melhor. Torço para que seja realizado o ano inteiro e não só no Verão”, disse.

 

 

 

Presente na abertura oficial do ParaPraia, o prefeito ACM Neto afirmou que todo projeto da nova orla de Salvador respeita a acessibilidade, para que todas as praias possam receber as pessoas com deficiência física. “A acessibilidade também vai permitir que esse projeto possa ser estendido também para outras regiões da cidade. É nossa intenção que este projeto aconteça o ano inteiro”, afirmou o prefeito.

 

 

 

A praia totalmente adaptada para deficientes físicos é uma criação da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) que pretende, para o próximo ano, levar o projeto para outras áreas da cidade. “Acessibilidade é um dos princípios básicos de uma cidade sustentável”, destacou o secretário da Secis, Ivanilson Gomes.

 

 

O ParaPraia tem patrocínio do Banco Itaú e Salvador Shopping. O apoio é da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. O projeto tem assinatura da Nossa Agência Marketing, e conta também com apoio de Salva Vidas e educadores físicos.

 

 

 

 

 

 

Em Ondina, a primeira edição do ParaPraia acontece até o dia 16 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, de 9h às 14h. Além das cadeiras anfíbias flutuantes, o local também conta com piscina, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, sombreiros, tendas e pistas de acesso à praia.

Skip to content