Logo Prefeitura de Salvador

Parceria atrai intercambistas para colaborar com ações sociais em Salvador  

A Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, firmou parceria com a organização internacional Aiesec, com intuito de trazer para a cidade intercambistas, que contribuam de forma voluntária com os projetos de ações sociais. A primeira intercambista já está na capital baiana. Sophia Mora, de 22 anos, é colombiana da cidade de Bogotá e atua na área de marketing e políticas sociais. 

A estudante ficará um mês frequentando a sede do escritório, localizado na rua Chile. “Muito feliz por estar aqui, espero trocar experiência e contribuir com o desenvolvimento de Salvador”, disse Sophia Mora. Até o final do ano, serão dez intercambistas de todo o mundo, colaborando nas atividades do escritório. 

A vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, pontuou que parcerias como essa mostram o “valor da multiculturalidade nas organizações”. “É muito bom doar um pouco de conhecimento, trocar experiências em prol de da transformação de vida das pessoas. O desafio é a união, para reforçar a governança social, com parcerias, estratégias e mobilizando atores que se predispõem a ajudar, com o propósito de construir condições de vida mais dignas”, afirmou, ao dar as boas-vindas a primeira intercambista. 

Engajamento – Matos também ressaltou a importância do voluntariado, engajamento e cumprimento das ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), ao comentar a parceria com a Aiesec. “Essa parceria é sem custo para a Prefeitura. A organização trabalha com jovens voluntários em todo o mundo e estamos buscando cumprir a ODS 17, da Agenda 2030, que fala da implementação e capacitação de parcerias, assim como a ODS 5, que tem como meta a igualdade de gênero”. 

A presidente da Aiesec em Salvador, Luana Santos, 23 anos, explicou que a organização já atua em 30 bairros de Salvador, com aulas de idioma em creches, centros comunitários e no apoio a mulheres vítimas de violência, entre outras atividades.  

“O objetivo é ampliar essa parceria com a prefeitura e impactar a vida das pessoas. Tendo a ajuda da prefeitura, outras empresas conseguem notar o trabalho da Aiesec e financiar para que mais intercambistas venham para ongs. A ideia é que a gente consiga mobilizar mais empresas para que elas se disponham a fazer esse investimento de retorno social”, afirmou. 

Liderança jovem – A Aiesec está entre as maiores organizações internacionais, totalmente gerida por jovens. Criada em 1948, após a segunda guerra, a organização surgiu como uma das soluções para evitar conflitos, a partir da multiculturalidade e desenvolvimento de liderança nos jovens. 

A organização atua em mais de 120 países e em todas as regiões do Brasil. São dois mil membros só no Brasil e mais de dois mil intercâmbios por ano. O objetivo é atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas, através do desenvolvimento de liderança jovem.

Skip to content