Logo Prefeitura de Salvador

Parceria garante espaço lúdico para crianças em Valéria

A comunidade de Valéria, considerada uma das mais carentes de Salvador, recebeu, nesta quarta-feira (31), equipamentos lúdicos do Expresso Brincar, uma iniciativa da Fundação Lego, que atua em diversos países e que escolheu a capital baiana para ser vitrine de seu projeto no Brasil. Estiveram presentes à cerimônia de entrega dos equipamentos o prefeito Bruno Reis, a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância de Salvador, Simone Café, e a gerente de projetos do programa Unidos pelo Brincar, Marjorie Enya. 

A iniciativa, em formato de uma locomotiva, visa proporcionar desenvolvimento lúdico, social e garantir novas formas de aprendizado para crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos. Além do CEU de Valéria, onde estará sediada, atuará também de forma itinerante em outras comunidades vulneráveis da cidade. 

O prefeito explicou a necessidade de ações como esta para garantir o brincar como direito fundamental a crianças de comunidades carentes da cidade. “Essa é mais uma iniciativa em busca de desenvolver a melhoria de vida das pessoas desta região. Agora, com essa parceria do Expresso para Brincar, a população terá mais uma opção de lazer, diversão e aprendizado disponibilizada pela Prefeitura, sempre com o objetivo de buscar desenvolvimento e educação para nossas crianças, trazendo a perspectiva de um presente e de um futuro melhor”. 

Marjorie Enya explicou que a iniciativa é financiada pela Fundação Lego que, desde 2019, fomenta ações na América Latina, em especial no Brasil e Colômbia, além de manter esforços em países do continente africano, a exemplo de Ruanda e África do Sul. “No Brasil, essa iniciativa partiu de São Paulo e passou por diversas cidades do país, levando oportunidades de aprendizagem para crianças, através de brincadeiras, proporcionando o desenvolvimento de atividades criativas, físicas, coordenação motora fina e leitura. Daí pra frente, cada entidade que recebe o material, neste caso, a Prefeitura, vai decidir a melhor forma de utilizar”, completou. 

Programa itinerante – Os equipamentos terão o CEU de Valéria como base, inclusive recebendo crianças de outros locais. Além disso, está em preparação um cronograma itinerante com a intenção de levar os equipamentos para outras comunidades vulneráveis da capital baiana, onde crianças não tenham acesso ao brincar na sua rotina. 

A coordenadora do Grupo de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Segov), Simone Café, explicou a escolha do CEU de Valéria para receber o projeto. “Hoje Valéria possui a maior taxa de mortalidade para causas externas entre crianças e jovens com idades entre 0 e 19 anos. E isso reflete no dia a dia dessas crianças. Recentemente, em ação realizada aqui, uma criança enfatizou que o que mais queria para a comunidade seria alegria. Então, estamos aqui para mostrar que elas têm também direito de ser feliz e de brincar, que é uma das formas naturais e divertidas de adquirir conhecimento e formar relações. As crianças precisam destes ambientes leves e com tempo livre para se formar cidadãos”. 

Participante de atividades no CEU de Valéria, Brenda Souza, de 9 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei muito das brincadeiras, poder pintar, ler e jogar no mesmo lugar me interessou bastante. São brincadeiras em lugares abertos, e ainda tem um trenzinho para diversão”. 

A dona de casa Tatiane Ribeiro, de 27 anos, acha interessante a proposta de promoção do aprendizado com ludicidade. “Achei importante, porque mantém as crianças perto de casa, incentiva brincadeiras e da mais uma opção de lazer para a criançada”. 

Dinâmica – Na prática, a iniciativa se divide fisicamente em montagens chamadas “Estações”, que estão subdivididas em seis temas. A Estação Artista é dedicada a explorar as habilidades artísticas das crianças, pais e cuidadores. Será estimulado que as crianças desenhem, pintem, façam esculturas e criem exposições. 

Já a Estação Mundo da Imaginação disponibiliza tempo livre para a criança explorar o espaço, brinquedos e elementos não estruturados. Nessa estação eles vão exercer a criatividade e criar um mundo dos sonhos. A Estação Serelepe é a das atividades físicas, do movimento, é onde as crianças, pais e cuidadores vão gastar energia, pular, escalar, dançar e correr. 

Na Estação Sossego, as crianças, pais e cuidadores podem fazer atividades mais tranquilas como leitura, ver fotos, brincar com elementos que trazem calma e tranquilidade. A Estação mão na massa é dedicada à construção de brinquedos através de reciclados, papelão e elementos não estruturados. Por fim, a Estação Memórias busca estimular brincadeiras regionais, com materiais relacionados ao território (a definir de acordo com o local).

Criado: 31 Agosto 2022

Skip to content