Logo Prefeitura de Salvador

Parceria possibilitará resgate de animais em casos de desastres em Salvador

Uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Grupo GRAD Brasil, especialista em resgatar e assistir animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres possibilitará o resgate e acolhimento de animais em situações de risco e desastre na capital baiana. Na próxima segunda-feira (16), já acontecerá o primeiro treinamento com a equipe da Codesal, que irá atuar nesses casos em Salvador.

A iniciativa foi firmada na última quinta-feira (12), com as presenças da secretária Marcelle Morais (Secis), do diretor-geral Sosthenes Macêdo (Codesal) e da médica veterinária e representante do grupo GRAD Brasil, Ilka Gonçalves. “Juntos elaboramos um detalhado plano de ação de evacuação e resgate de animais em áreas de risco de acidentes, um relevante trabalho construído coletivamente que visa salvaguardar e resgatar as vidas dos animais em situações de desastres naturais. É uma ação de extrema importância, principalmente considerando as questões geográficas e urbanas da cidade”, destacou a gestora da Secis.

Conforme Ilka Gonçalves, que é também membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), é necessário estabelecer para a sociedade que todos os animais são seres sencientes e podem ser vítimas em desastres, necessitando de resgate rápido por equipe capacitada para receber tratamento e destinação adequados.

Grupo – O Grupo de Resgate de Animais em Desastres – GRADE Brasil é formado por 60 membros voluntários, entre médicos veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros civis, acadêmicos de Medicina Veterinária e auxiliares de várias partes do país. O objetivo é promover ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.

Skip to content