Parceria promove inclusão e empregabilidade de jovens em carreiras digitais

Buscando garantir inclusão e empregabilidade de jovens em carreiras digitais, a Prefeitura, através da Plataforma Salvador Tech, firmou parceria com a Galena Educação. A intenção é oferecer capacitações on-line gratuitas em ambientes tecnológicos, além de cursos básicos e informativos, proporcionando aprendizado e conhecimento do mercado do setor.

As capacitações têm duração de até quatro meses, com empregabilidade garantida, mediante aprovação direta no curso. Uma nova turma será aberta este mês.

O diretor da Salvador Tech, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Leandro Lima, explica que o programa proporciona formação nas áreas de Inside Sales, relacionado a vendas digitais, e Customer Success, que diz respeito aos atendimentos a clientes.

“A parceria tem um grande alcance entre o público, o que garante maior empregabilidade dentro das carreiras digitais. É uma boa oportunidade, pois o estudante já sai do curso empregado em uma empresa de destaque nacional”, afirma Lima.

A Salvador Tech será responsável por capacitar os candidatos, preparando o aluno para chegar competitivo à seleção da Galena, além de cuidar da divulgação e engajamento dos jovens para o programa”, complementa o diretor.

Oportunidade – Analista de Parcerias da Galena, Isabel Cruz afirma que o interesse da empresa se deu, principalmente, devido à Bahia ser o estado com maior potencial de desenvolvimento do Nordeste. “Enxergamos na parceria com a Salvador Tech possibilidade de estabelecer uma ponte com jovens engajados, que podem ter um futuro brilhante pela frente”, adiantou.

Segundo Isabel, a parceria com a Salvador Tech vai além do desenvolvimento de carreiras, ao oferecer oportunidade de crescimento para os jovens. “Eles passam a entender mais sobre seu perfil, habilidades e possibilidades de trilhas profissionais, norteando de forma mais assertiva os seus caminhos”, concluiu.

Parceiras – A Galena é o primeiro grupo educacional brasileiro, focado em preparar e incluir jovens de escolas públicas no mercado de trabalho, com o objetivo de conectar e garantir o ingresso nas profissões digitais. Seu programa de formação possui 200 vagas para capacitação, em uma experiência que simula o dia a dia em uma empresa.

Durante o programa, os alunos selecionados não precisam pagar nenhuma mensalidade, participando do curso que possui duração de quatro meses, com 640 horas de aula, em um formato imersivo, que simula a experiência no mercado de trabalho.

Ao final do programa, a Galena irá indicar os alunos para as vagas que mais combinam com os selecionados. O processo de indicação se repete, até que o aluno seja contratado em uma vaga CLT, com salários acima dos R$2 mil. Depois de empregado, o aluno restitui a formação, com parcelas que respeitam o orçamento pós-emprego.

Inscrições – Podem participar da capacitação jovens de 18 a 24 anos, que concluíram o ensino médio em escola pública e possuem disponibilidade para participar do programa, durante quatro meses, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do link: https://sougalena.com/orientacao-vocacional/salvadortech?utm_source=partner.

Plataforma – A Salvador Tech é uma política pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da cidade de Salvador (Semdec). Lançada em fevereiro deste ano, a plataforma tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia.

Desde o lançamento, a Salvador Tech já conta com mais de 30 mil acessos, com mais de 5 mil usuários cadastrados, acessando os cerca de 120 cursos oferecidos, nas quatro trilhas de formação disponíveis: conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de soft skills e cursos de formações tech, ajudando a criar em Salvador um ambiente favorável para atração e implantação de empresas de base tecnológica.