Logo Prefeitura de Salvador

Parceria promove visita de jovens à exposição de Frida Kahlo

A Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (26), através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o acesso de 20 jovens à exposição “Frida Kahlo – Uma biografia imersiva”, que está disponível para visitação no Shopping Salvador até 5 de dezembro. As visitantes foram assistidas pela Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec).

Jamile de Jesus Barbosa, 20 anos, declarou que ficou encantada com a exposição. “É uma oportunidade imensa de conhecer essa exposição gratuitamente. Sei que várias pessoas gostariam de estar aqui e não podem. Espero que eu possa cultuar a arte e me aprofundar nela através da Frida”, afirmou.

Hanna Oliveira, 16 anos, afirmou que ter contato com a exposição proporcionou a ela descobrir um novo universo. “É meu primeiro contato com a Frida. Não esperava tudo isso e achei que seria apenas uma sala com vários quadros dela. Estou muito feliz e surpresa. Amei conhecer a história da artista, que era uma mulher muito forte. Ela com certeza ganhou uma fã”, contou.

Até o 17 de novembro, outros três grupos de jovens farão a visita social à exposição. Além da Acopamec serão contemplados com a visitação grupos do Centro Cultural Quabales, Projeto Social e Cultural Resgaty/Cufa e Instituto Renascer Mulher. No total, 80 jovens serão contemplados pela parceria.

De acordo com a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, além deste mês ser tão representativo para o público feminino, devido à campanha Outubro Rosa, também é dedicado ao debate de outras pautas femininas. Por isso, proporcionar esta vivência às meninas da capital, por meio da parceria com o shopping, é oferecer uma experiência única ao público.

“O motivo maior de estarmos aqui é que Frida é uma referência de feminismo. É importante que nossas meninas conheçam a parte histórica, artística, literária e onde a gente consiga trazer um pouco de cultura e arte para os centros acompanhados pelo município. Conhecer Frida vai enriquecer muito o repertório social e educacional das jovens”, declarou a gestora.

Interatividade – A mostra é considerada a maior exposição já criada em torno da obra da artista e que propõe uma jornada interativa através de dez ambientes que retratam seus feitos através de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionadores, além de música. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos de 10h às 21h.

Para o superintendente do Salvador Shopping, José Luis Miranda, é um privilégio receber uma exposição internacional como esta e poder permitir que jovens soteropolitanos tenham o acesso social a este vasto conteúdo. “A gente poder oportunizar a cultura com o social é importante. Fechamos essa parceria com a SPMJ e o grupo JCPM tem no DNA essa questão de desenvolvimento social e cultural. Estamos muito ansiosos para ver como os jovens vão se comportar nessa imersão”, afirmou.

Criado: 26 Outubro 2022

Skip to content