Logo Prefeitura de Salvador

Parceria vai ampliar arrecadação de produtos têxteis para reuso em Salvador

Criado: 17 Agosto 2022

Uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Humana Brasil, por meio do projeto Repense Reuse, possibilitou a arrecadação de mais de duas toneladas de roupas, calçados, acessórios e roupas de cama, doadas por soteropolitanos nos pontos de coleta dos Parques da Cidade, dos Ventos e dos Dinossauros, em 2021. Diante do sucesso, a iniciativa deverá ser ampliada na capital baiana, com previsão de instalar 130 postos de coleta em Salvador. 

A ação foi discutida em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), com a participação da secretária da Secis, Marcelle Moraes, e de representantes da Humana Brasil. Nos postos, os cidadãos poderão doar roupas, calçados, acessórios e roupas de cama em locais como escolas municipais, Prefeituras-Bairro, parques, supermercados, atacadões, mercados, shoppings, condomínios, centros universitários, farmácias e praças. 

“Além de promover a moda circular e contribuir no prolongamento do uso do têxtil, reduzir emissões de carbono (CO²), gerar emprego verde e apoiar projetos sociais, a iniciativa impulsiona a população a colaborar com ações sustentáveis que se revertem em melhoria da qualidade de vida de todos”, declarou a titular da Secis. 

Conceito – O Repense Reuse é um projeto inovador de Sustentabilidade e Desenvolvimento Social da Humana Brasil, que trabalha a tríade ambiental, social e econômica. Este modelo já é popular na Europa, América do Norte e África, sendo Salvador a primeira cidade do Brasil a receber a iniciativa. A ação contribui no prolongamento do uso do têxtil, na redução das emissões de carbono (CO²) e na geração de emprego verde. 

Os materiais doados passam por uma curadoria e são destinados à revenda ou reciclagem. Nesse processo de gestão do têxtil, a cada 50 kg de peças doadas, evita-se a emissão de 180 kg de gás carbônico, o gasto de 300 mil litros de água, o uso de 15kg de inseticidas e o uso de 30 kg de fertilizantes.

Skip to content