Logo Prefeitura de Salvador

Parceria viabilizará formação continuada para conselheiros tutelares de Salvador

A Prefeitura vai qualificar 90 conselheiros tutelares e mais 28 conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente que atuam na capital baiana. A parceria que vai viabilizar a realização deste projeto foi firmada pela vice-prefeita Ana Paula Matos e a Associação Humana Povo para Povo Brasil, na tarde desta terça-feira (18), no Palácio Thomé de Souza, no Centro. 

Ao todo serão investidos cerca de R$226 mil captados através do edital Itaú Social, com recursos alocados no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O projeto terá duração de 12 meses. A solenidade contou ainda com as presenças da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; da presidente da Humana, Junia Paiva; e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). 

A vice-prefeita destacou que o Município tem se dedicado a estabelecer parcerias que possam impactar diretamente o público infantojuvenil da cidade. “A Prefeitura tem se esforçado para tirar os projetos do papel, o que não é simples. Temos tido avanços, como tivemos a alegria recentemente de assinar outro convênio, com o Martagão Gesteira, e temos outros já perto de serem firmados. O trabalho da Humana é de suma importância porque forma as pessoas que lidam com as crianças. É algo que talvez não seja tão tangível, mas vai fazer com que estes conselheiros cuidem melhor das nossas crianças”, detalhou Ana Paula Matos. 

A parceria visa prestar assessoria técnica especializada às entidades regularmente registradas no CMDCA, por meio de formação integrada e contextualizada em gestão de projetos, captação de recursos e estratégias de comunicação, proporcionando o aperfeiçoamento da gestão das instituições responsáveis pela promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

A presidente da Humana, Junia Paiva, explicou que é preciso investir nas crianças hoje para que toda a sociedade colha os frutos deste trabalho futuramente. “É importante que nós trabalhemos para que as crianças e adolescentes cresçam saudáveis mental e fisicamente, e que possamos livrá-los de algumas violências que sofrem no dia a dia. Este recurso vai ajudar muito. A partir do momento que as crianças vão recebendo a atenção que precisam, as instituições e o setor público vão se beneficiar disso no futuro, com menos problemas sociais”, pontuou. 

Com estas ações a proposta é ampliar a capacidade técnica, jurídica e gerencial das instituições para atuação em concorrências públicas e captação de recursos junto a diversas entidades de fomento. Além disso, fortalecer a capacidade gerencial, de regularização e aperfeiçoamento dos processos internos.

Criado: 18 Outubro 2022

Skip to content