Parque das Dunas é opção de lazer e pesquisa em Salvador

Excelente opção de lazer e pesquisa, o Parque Municipal das Dunas é uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo e está aberto para visitação em Salvador. Último remanescente de dunas, lagoas e restinga, a reserva é um santuário com 13 lagoas perenes e várias intermitentes, conta com mais de mil espécies de flora e mais de 200 espécies de fauna, algumas nativas e outras migratórias.

No local pode ser encontrado, por exemplo, o calango-do-abaeté (Glaucomastix abaetensis), que está no livro vermelho dos animais ameaçados de extinção. Ele é conhecido pela beleza da cauda, com uma tonalidade verde-azulada que atrai olhares. Também estão presentes animais como jacarés, iguanas, corujas, ouriços-cacheiros e cágados, além de aves diversas.

O parque, que também é reconhecido como maior parque ambiental urbano do país, é gerenciado pela Universidade Livre das Dunas (Unidunas) e apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h às 13h. A entrada ocorre mediante agendamento, através do WhatsApp (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

A sede administrativa está situada na Praia do Flamengo, na Rua José Augusto Tourinho Dantas, 1.001. O local dispõe de salas de aula, herbário, auditório, laboratório para pesquisas científicas, minhocário e horto de restinga, entre outras instalações. Ao chegar no parque, os visitantes se preparam para uma aula em campo e, em seguida, são convidados para o auditório, onde aprendem um pouco sobre a fauna e flora.

“Além disso, nós estamos com grandes projetos para 2022. O visitante que chega ao parque hoje faz a trilha interpretativa intitulada Conhecer para Conservar, porque as pessoas só conservam o que conhecem, e nessa trilha as pessoas veem a fauna e a flora ao vivo”, conta o presidente e idealizador da Unidunas, Jorge Santana.

Atualmente, o local recebe uma média de seis mil visitas mensais, número pouco abaixo do que era registrado antes, devido aos cuidados para a contenção da Covid-19. No ano passado, a Unidunas registrou uma média de 79 mil visitantes.

Reconhecimento – O Parque das Dunas foi criado em 1994 e em 2014 foi reconhecido internacionalmente, quando recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA-Unesco). O título, renovado em 2019, reconhece entidades de preservação da diversidade biológica e que promovem atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações.

Em 2020, o Parque recebeu o Prêmio Muriqui, considerado o Oscar do meio ambiente. O prêmio reconhece os trabalhos de preservação, educação ambiental e sustentabilidade realizados pela instituição. Com o reconhecimento internacional, O Parque das Dunas foi convidado pela ONU e Unesco, através da RBMA, a participar da campanha “Década da ONU de Restauração de Ecossistemas”.

“Uma das nossas missões, como parte do nosso movimento: Restaure o Planeta, está sendo fazer o replantio de 25 mil mudas de plantas do ecossistema de restinga e do bioma Mata Atlântica na cidade de Salvador, e em todo o estado da Bahia”, acrescenta Santana.