Logo Prefeitura de Salvador

Participantes da Ultramaratona contarão com massagem e crioterapia durante a prova

Os corredores da 1ª Ultramaratona da Independência, que acontece no sábado (2), a partir das 18h até às 6h do domingo (3), na orla da Boca do Rio, vão receber um atendimento especial durante a prova. No lounge exclusivo, os atletas contarão com massagem e crioterapia para ajudar a relaxar a musculatura, com terapias manuais e instrumentais, utilizando equipamentos como mioblaster, therablaster e ventosas. 

O educador físico Vitor Torres, responsável pela equipe Lótus CT, que fará o atendimento, falou da importância em cuidar dos membros inferiores, lembrando que a maratona exige bastante da musculatura na região. “É importante para prevenir durante a prova, aumentando o desempenho do atleta, reduzindo a fadiga muscular e a dor tardia, que podem ocorrer em até 48 horas após a atividade”. 

O profissional explica que a massagem específica para corredores trabalha membros inferiores, nas áreas da panturrilha e coxa, porque são os mais afetados, evitando o excesso de fadiga. O educador recomenda ainda pouca ingestão de líquidos e sólidos antes da prova, seguindo o protocolo. “Antes da corrida, é preciso também ativar a musculatura dos membros inferiores, abdômen e os músculos que atuam em paralelo à coluna vertebral”, alerta Torres. 

Contra o tempo – A competição será em uma única etapa, com 12 horas de duração. Os vencedores serão os atletas que percorrerem a maior quilometragem, no prazo definido pela organização da prova, nas modalidades individual, dupla, quarteto e sexteto. Todo atleta poderá parar, descansar e voltar à prova quando quiser e correr o tempo que suportar. 

Pontos de cronometragem serão espalhados durante o trajeto, para registro dos índices dos atletas. Os três primeiros colocados receberão troféus e todos os participantes, que completarem o percurso, ganharão medalhas.

Batida eletrônica – A Ultramaratona da Independência contará com policiamento reforçado, estacionamento gratuito, equipe médica especializada, oferta de hidratação e frutas. Além disso, terá animação garantida pelo ritmo eletrônico de Telefunksoul, Old Boys e Rafa Gouveia. 

O evento é uma realização da Prefeitura, através da Saltur, e da Federação Baiana de Atletismo. O evento conta com o apoio da ALL – Accor Live Limitless e da Rede Bahia, além da parceria da Laticínio Dengo, Tia Sônia, Protein Nutri, Casa Esportiva, Volcano Energético, Picolé X Pró, Nosso Granel – Alimentos Saudáveis e Super Coffee. 

Prêmios – A multinacional do ramo hoteleiro Accor garantirá a premiação dos primeiros colocados em todas as categorias. Os vencedores na individual, dupla e quarteto ganharão um fim de semana no Novotel do Rio Vermelho. Já os integrantes do primeiro lugar no sexteto ganharão um fim de semana no Hotel Mercure, também no Rio Vermelho. Além disso, será sorteado, entre os demais corredores, mais uma estadia de fim de semana, também no Mercure. 

Skip to content