Passarela da Madeireira Brotas tem 50% de obras concluídas

Com projeto inovador e tecnicamente complexo, a passarela da Madeireira Brotas já tem 50% da obra civil pronta (fundação, blocos e pilares). Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio de Souza Bastos, essa é a construção de passarela mais complexa da cidade por estar sobre a rede de concessionárias diferentes, a exemplo da Bahia Gás e Embasa, além do fluxo intenso e diário de pessoas e veículos.

Para dar inicio à intervenção, foram necessárias algumas rodadas de reuniões para alinhar os projetos com essas concessionárias. “Vários gestores evitaram a construção da passarela por ser uma obra muito complexa. O prefeito ACM Neto precisou de muita persistência para darmos inicio ao projeto, que vai beneficiar toda a população”, relatou Marcílio.

Com o cronograma dentro do que foi estabelecido inicialmente, a passarela esta em fase de concretação dos pilares. Orçada em R$3,8 milhões, a obra será bancada com os recursos arrecadados através do IPTU deste ano. Para que a população não fosse prejudicada em função do trânsito, a Desal, em parceria com a Transalvador, realizou um alinhamento de horários das atividades para não interferir no tráfego da região.

Do mesmo modo, com a passagem do metrô no local, foram necessárias algumas reuniões com os engenheiros responsáveis pelas obras para evitar mudanças posteriores. Com previsão de conclusão para inicio de maio, o projeto inclui uma estrutura fechada, com câmeras de segurança e sistema wi-fi. A passarela em si está sendo construída na própria Desal.