Passarelas ganham sistema de iluminação antivandalismo

As passarelas de Salvador têm passado por uma modernização da iluminação e agora contam também com um sistema antivandalismo. Além de mais economia, o serviço traz mais segurança aos passageiros e demais transeuntes que utilizam essas estruturas para a travessia nas principais vias da cidade. Cerca de 300 luminárias já foram instaladas em cinco passarelas situadas nos bairros de Pernambués, Caminho das Árvores e na região da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Iniciada em dezembro do ano passado, a instalação faz parte de um projeto único e com tecnologia antivandalismo desenvolvido pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com um investimento de R$2 milhões. O sistema antivandalismo consiste na instalação das luminárias em uma estrutura robusta de eletrodutos de aço galvanizado e soldado em toda a passarela.

As lâmpadas ficam protegidas em grades de aço, o que dificulta os furtos. A previsão é que em 90 dias todas as passarelas da capital estejam com o novo sistema de iluminação. Cada uma dessas estruturas conta com um investimento médio de R$150 mil para a ação.

“Preocupados com o grande fluxo de pedestres nas passarelas, resolvemos fazer essa renovação, que tem dois aspectos importantes: o primeiro é o da adoção de um sistema antivandalismo para dificultar o furto e a depredação, porque infelizmente as passarelas são as áreas que mais sofrem com esses atos. O segundo aspecto é o da qualidade e conforto para os pedestres, com a melhoria da iluminação e proporção de mais segurança para todos que utilizam essas estruturas”, conta o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.

Números – Em 2020, a Dsip teve um prejuízo de R$420 mil com danos e furtos de materiais em toda a capital baiana. Segundo o diretor da Dsip, as passarelas são os alvos mais frequentes desses atos criminosos. Apesar de considerável, o montante gasto como vandalismo em 2020 foi menor que o de 2019, quando o prejuízo foi de R$570 mil. Essa redução ocorre graças à pesquisa de novas técnicas – mais eficazes contra os furtos e danos.

Regiões – As passarelas que já contam com a nova iluminação em LED são as de Pernambués (na altura da Madeireira Brotas), a do Caminho das Árvores (próxima ao Jornal A Tarde), e as três da Bonocô (na altura da Revisa, da Cresauto e da Casa Eloy). As próximas que serão entregues são a do Caminho das Árvores (na altura do Shopping Sumaré) e a da Avenida Heitor Dias, já em obras.

Outras estruturas também devem ser contempladas em breve com as melhorias. Além de oferecer mais segurança, as lâmpadas em LED proporcionam mais economia, uma vez que reduzem em até 50% o consumo de energia, têm maior durabilidade e melhoram o índice de reprodução da cor.