Passeio ciclístico vai movimentar a cidade para alertar população sobre saúde dos rins

O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) vai promover, neste domingo (12), um pedal com objetivo de chamar atenção dos soteropolitanos para a importância da saúde dos rins. A ideia é que através do passeio ciclístico os cidadãos possam se atentar a necessidade de avaliação clínica do órgão como forma de prevenir o comprometimento de suas funções. O percurso terá início às 7h30 na orla de Jardim de Alah, na Avenida Octávio Mangabeira, passando pelo Centro de Convenções, Parque dos Ventos, Praia da Boca do Rio, Instituto Municipal de Educação Isaías Alves (Imeja) e retornando ao ponto inicial.

O evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) Regional Bahia, que está trabalhando com a campanha “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos. Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial do Rim que, este ano, será celebrado na próxima quinta-feira (9). Para participar do evento é necessário se increver previamente através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3-xzybqdYaQG7PWISRIMSryTz1YcP0fi-Z1R1xhQRfXAHQA/viewform.

Para o presidente da Saltur e idealizador do MSVB, Isaac Edington, o pedal vem cumprindo o papel de ser um mecanismo para alertar a sociedade sobre temáticas relevantes. “Fizemos por aqui a bike como referência quando o assunto é saúde e bem estar e isso é muito bacana. Eventos e passeios como esse servem de alerta para temas importantes e também mostram como os hábitos saudáveis e o esporte são essenciais”, pontuou.

A médica nefrologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Angiolina Kraychete, explicou que é de suma importância manter cuidados preventivos com os rins de modo a evitar o comprometimento dos órgãos e a necessidade de diálise. Além da excreção de toxinas e do balanço hídrico, a profissional contou que os rins também têm um papel metabólico e endócrino além de outras funções.

“O rim é um órgão que sofre complicações decorrentes das maiores doenças crônicas e que são frequentes no Brasil e no mundo, que são diabetes e hipertensão arterial. Então cuidar dos rins é extremamente importante e parte da prevenção. É preciso que esse conhecimento seja alcançado em todos os níveis da população. Através de simples exames como o de creatinina, que é uma avaliação de sangue, e da avaliação da nossa urina, podemos detectar precocemente o comprometimento renal”, detalhou Angiolina Kraychete.

Dados – De acordo com a SBN um entre dez brasileiros apresenta doença nos rins e desconhece esse problema, porque nunca avaliou a função renal. Estima-se que em 2040 a doença dos rins possa ser a 5° maior causa de morte no mundo e a maioria das pessoas desconhece a presença deste problema. Pessoas portadores de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, que fazem uso frequente de anti-inflamatórios, idosos e ou com familiares com doença renal têm mais probabilidade de desenvolver o comprometimento silencioso dos rins.

Parcerias – A coordenadora do Salvador Vai de Bike, Liana Oliva, afirmou que o movimento está aberto para iniciativas que gerem impacto positivo na sociedade. “Estamos muito contentes com essa ação conjunta associada ao Dia Mundial do Rim. Pensamos que todo diálogo, conscientização e momento em prol da saúde têm sinergia com o uso e incentivo à bicicleta. Ao falar em saúde, tratamos de seus vários aspectos e esse pedal representa isso. O Salvador Vai de Bike mantém as portas abertas para essas iniciativas”, reforçou.