Pé na Escola auxilia na ampliação do número de vagas na Educação Infantil

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Educação, celebrado nesta quinta-feira (28), Salvador tem diversos motivos para comemorar a data. Nos últimos anos, a capital baiana avançou nesse sentido por meio de diversas ações voltadas para que a população infantojuvenil tenha educação inclusiva, igualitária e de qualidade.

Uma das iniciativas destaques é o programa Pé na Escola, que ampliou o acesso das crianças no segmento da Educação Infantil. Na prática, a Prefeitura compra vagas em escolas particulares para que os estudantes matriculados na rede pública, mas que não conseguiram vaga, tenham onde estudar.

Em março passado, a administração municipal renovou contrato com 58 unidades escolares parceiras. “Isso faz parte de um grande projeto de melhoria da qualidade da educação com o letramento das crianças e alfabetização, com a leitura até no máximo o segundo ano”, destaca o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira. Ele lembra que Salvador foi a capital brasileira que mais avançou na oferta de vagas na educação infantil, saindo do último lugar em 2012, para o primeiro lugar atualmente.

A merendeira Michele da Silva, 35 anos, conta que a filha Paola, de 5 anos, ingressou na Escola Doce Letras, na Estrada das Barreiras, assim que o Pé na Escola teve início na instituição.

“Foi a melhor coisa do mundo que surgiu, porque existem muitas mães que não têm condições de colocar os filhos numa unidade particular, além de ter que sair para trabalhar e não tem com quem deixá-los. Minha filha começou aqui com dois anos, hoje está com cinco anos, e tem sido maravilhoso. Ela se desenvolveu muito, sou muito grata”, afirma.

A técnica de informática Sheila Gomes, 33 anos, é mãe de Amanda, que hoje está no Grupo V da mesma escola. Ela garante que o programa municipal foi fundamental para que a filha pudesse estar em sala de aula.

“O ensino aqui traz uma qualidade melhor de vida para as crianças. O aprendizado é diferenciado, é tudo lúdico desde a entrada, tem o acolhimento. Hoje, ter uma educação assim é um diferencial para o futuro de nossos filhos. Amanda já está aqui desde os dois anos e não tenho do que reclamar”, garante.

Apoio – O Pé na Escola também serviu de âncora para que dezenas de escolas particulares que sofreram prejuízos da pandemia da Covid-19 não fechassem as portas. Com o impacto financeiro provocado pela crise, quase 30 mil crianças oriundas de unidades privadas passaram a solicitar vagas na rede pública.

“Sem receita, muitas escolas particulares fecharam as portas. Com a demanda crescente, demos prioridade em absorver na rede própria quem procurou ensino fundamental, enquanto direcionamos o ensino das creches para credenciadas e conveniadas”, explica o titular da Smed.

A diretora da Doces Letras, Sandra Cristina Leão, comemorou a parceria com a Prefeitura. “Para nós, o advento do Pé na Escola foi muito importante. Através do programa, dedicamos nossas vagas ociosas aos alunos que vêm da rede pública e que não têm vaga para aquela série específica na localidade”.

Sandra destaca que o programa contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade, uma vez que o papel da escola é educar. “Nós disponibilizamos as vagas e, com isso, temos uma quantidade maior de alunos, o que vai nos ajudar a manter a estrutura escolar. O nosso pensamento é voltado para dar segurança, acolhimento e educação aos alunos”, ressalta.

Em 2021, a Doce Letras tinha 365 alunos matriculados. Atualmente, há 100 estudantes, mas a unidade de ensino segue com vagas abertas.

Investimento – O programa Pé na Escola atua em parceria com uma rede credenciada. Dessa forma, o município conta com 58 unidades escolares parceiras, ofertando 7.267 vagas de creche e 6.626 de pré-escola, totalizando 13.893 vagas. O investimento é de quase R$55 milhões. O credenciamento de novas escolas que tenham interesse em ingressar no Pé na Escola ocorrerá até 30 de junho de 2022. As informações e editais podem ser acessados no site da Smed, no endereço educacao.salvador.ba.gov.br.

Outros avanços – Além de programas como o Pé na Escola, a rede municipal de Educação tem passado por robusto planejamento para requalificação das estruturas físicas escolares. Nos últimos 15 meses, a Prefeitura entregou 11 novas escolas na cidade. Mais de 100 escolas foram requalificadas, recebendo obras diversas melhorias no piso telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias. De acordo com a Smed, mais 14 novas escolas deverão ser entregues ainda neste ano de 2022.

Desde 2013, os investimentos da Prefeitura no setor permitiram que a capital baiana subisse 12 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – o maior crescimento em comparação com outras capitais do país. Dentre os projetos desenvolvidos, o lançamento mais recente foi o EJA Profissionalizante, voltado para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A estratégia alia a educação básica com a formação para o mercado de trabalho, contribuindo também para evitar a evasão escolar.

Data – O Dia Mundial da Educação foi instituído há mais duas décadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A intenção foi estabelecer, entre mais de 160 países, um pacto pelo desenvolvimento e pela implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenha acesso ao aprendizado.