Logo Prefeitura de Salvador

Pedal Solidário encerra Semana Nacional do Trânsito em Salvador

Mais de 150 ciclistas participaram do Pedal Solidário, evento promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com o Movimento Salvador Vai de Bike. O passeio ciclístico, que aconteceu na manhã deste domingo (26), finaliza a programação de ações especiais promovidas pela autarquia municipal em referência à Semana Nacional do Trânsito.

Nem o tempo nublado espantou a animação dos ciclistas que participaram da iniciativa. Teve gente de todas as idades, até quem ainda nem sabe pedalar. É o caso do pequeno Arthur Menezes, de 10 meses, que foi acompanhado dos pais e acompanhou todo o percurso com muita animação. O pai, Felipe Menezes, é vendedor de bicicletas e todos os dias pedala da Graça até o Costa Azul para ir ao trabalho. Para ele, o exemplo que dá ao filho tem consequências importantes para as gerações futuras.

“Tô botando ele no ritmo, desde pequeno, porque é uma coisa que eu amo. Além de ser bom pedalar, é bom para o planeta.”, explicou. O vendedor ainda destacou a importância do respeito ao compartilhamento do espaço no trânsito. “O desrespeito de motoristas de carro e ônibus é muito grande. Eu tento conscientizar, quando possível. A gente vai tentando porque a bike tá aí no mundo todo”, afirmou ele.

A importância de se conscientizar sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito foi um dos principais motivos de promover esse passeio ciclístico, como pontuou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. “Termos esse passeio encerrando a Semana Nacional do Trânsito é uma forma de darmos ainda mais visibilidade aos ciclistas. Queremos sensibilizar a população sobre a importância de entender que o respeito e a empatia no trânsito salvam vidas. Por isso, investimos em ações de conscientização como a deste domingo e também em melhorias viárias focadas neste público”, explicou Passos.

Incentivos – Salvador conta atualmente com cerca de 310 km de rede cicloviária. A Transalvador tem investido em conceitos de engenharia de tráfego que favorecem a humanização no trânsito, com o Zona 30 e a Região de Trânsito Calmo. Esse avanço na promoção de ações voltadas a garantir a segurança viária dos ciclistas é um ponto de destaque feito pelo presidente da Saltur, Isaac Edington, parceira da Transalvador no Pedal Solidário.

“Esses eventos e requalificações viárias surgem para melhorar o compartilhamento das vias. Esse movimento tem feito todo um processo de transformação no trânsito de Salvador, no que diz respeito ao uso da bicicleta. Hoje é um dia simbólico, fechando a Semana Nacional do Trânsito, no sentido de mobilizar as pessoas e estimular o uso das bicicletas na capital”, afirmou Edington.

Incentivar esse uso de bicicletas é um dos propósitos da cicloativista Gilmara Gonçalves, que participou do Pedal neste domingo. Ela dá aulas de bike a pessoas que sonham em aprender a pedalar. “Eu tenho feito muitas pessoas felizes ao pedalar, porque pedalar contagia. Neste passeio ciclístico quisemos espalhar nossa energia de ciclistas”, revelou Gilmara.

Brindes e premiação – Quem foi ao Pedal Solidário teve oportunidade de ganhar uma plaquinha especial, feita com material refletivo, para apregoar nas bikes. Além disso, teve sorteio de bicicleta. O evento contou com os apoios da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar (PM-BA) e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

Skip to content