Periperi é palco de estreia do Natal Salvador 2022

A magia do Natal invadiu um dos espaços de lazer mais conhecidos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A Praça da Revolução, em Periperi, se tornou o primeiro ponto da cidade a receber uma decoração especial promovida pela Prefeitura, com Casa de Papai Noel, árvore com teto iluminado, presépio, peças instragamáveis, entre outros ornamentos. O novo cenário foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta quinta-feira (18), ao lado de gestores municipais e moradores.

O prefeito disse estar muito feliz em abrir oficialmente o Natal de Salvador no Subúrbio, região com a qual a administração municipal tem muita atenção. “Hoje é um dia histórico de reconhecimento da importância do Subúrbio para a nossa cidade.  Estamos começando hoje, dia 18, o Natal aqui na Praça da Revolução, e vamos até o dia 6 de janeiro. Durante esse período de 50 dias, teremos uma vasta programação, que inclui a Casa do Papai Noel, e a árvore com teto iluminado, que acabamos de acionar e o presépio. Nós vamos ter também uma série de outros equipamentos que farão com que o período natalino seja especial no Subúrbio, a exemplo de apresentações culturais de escolas, igrejas e instituições e das apresentações de corais, que tornarão as noites do Subúrbio mais alegres e mais felizes”, declarou Bruno Reis.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura abre a programação natalina na localidade, que nesta edição traz o tema “Luz para Recomeçar”. A inauguração da iluminação contou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal Guardiões da Cidade. A previsão é que, nos próximos dias, a decoração também seja entregue na Praça do Campo Grande, no Centro.

As visitas em Periperi poderão ser feitas até o dia 6 de janeiro, das 18h às 22h – a praça foi fechada e passa a ter portões de entrada e saída. A programação envolverá apresentações de escolas, além das presenças do Papai Noel e Noeletes, todos moradores do bairro.

O Natal na Praça da Revolução terá acesso gratuito, no entanto, os cidadãos deverão cumprir protocolos de prevenção contra a Covid-19. O uso de máscara no local é obrigatório e, na entrada, é necessário apresentar comprovante da segunda dose da vacina. A estrutura montada possui câmera de reconhecimento facial instalada, banheiros climatizados e totens de álcool em gel.

A decoração natalina trouxe, ainda, Wi-Fi grátis para quem quiser entrar nas redes sociais. Já o trânsito de veículos no entorno foi fechado, permitindo que os pedestres se desloquem com mais conforto. Além disso, agentes da Guarda Civil Municipal estarão em operação para reforçar a segurança.

“O avanço da vacinação contra o coronavírus este ano permitiu a superação de grandes desafios de mais de um ano de pandemia, com a esperança de que dias melhores já podem ser vividos no presente. Mantendo medidas de prevenção como uso de álcool em gel e das máscaras, a Prefeitura convida a todos para um natal de superação, de amor, de inclusão, de fé e de recomeço”, destacou o diretor de Iluminação Pública (Dsip/Semop), Júnior Magalhães.

Encantamento – Moradores das proximidades ficaram vislumbrados com a beleza da praça, totalmente iluminada. Elen Santos, de 34 anos, levou a filha Franciele, de 11 anos, para o local e fez fotos em frente às imagens que fazem analogia a Jesus em uma manjedoura.

“Nunca tivemos um espaço assim e tão perto de casa. Achei uma novidade muito boa e a Prefeitura está de parabéns. Aqui nós iremos aproveitar o Natal sem precisar ir para o Centro. A minha filha está admirada com a beleza e já me pediu pra vir mais vezes”, disse.

Iluminando Nosso Bairro – O prefeito também anunciou esta noite que o programa Iluminando Nosso Bairro será retomado no Subúrbio na próxima sexta-feira (26). “De um total de 3.560 pontos, falta um saldo residual e nós estaremos aqui antes do Natal inaugurando e entregando toda a iluminação em LED de todos os bairros do Subúrbio”, afirmou. Além disso, o Wi-Fi gratuito na Praça da Revolução se tornará permanente após o Natal, a pedido da comunidade.

Consolidação – Nos últimos três anos, o projeto Natal de Salvador se consolidou como um dos principais eventos, tendo a Praça do Campo Grande como principal palco de visita dos soteropolitanos e turistas. Antes da pandemia do coronavírus, em 2019, o local chegou a receber 1,3 milhão de pessoas. Desenvolvido pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), o projeto alcança diversas avenidas, ruas e praças, embelezando e valorizando espaços públicos com peças decorativas e iluminações diferenciadas para a chegada do “Bom Velhinho”.