Periperi recebe a III Feira Mulheres em Ação, Violência Não!

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), realizará nesta quarta-feira (27), das 10h às 15h, na Praça do Sol, em Periperi, a III Feira Mulheres em Ação, Violência Não!. A feira integra o calendário de eventos da SPM para os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, cujo objetivo é facilitar o acesso das mulheres negras da periferia de Salvador aos serviços disponibilizados pela Rede de Atenção às Mulheres e demais parceiros, divulgando ainda as ações da SPM.

“Um dos compromissos assumidos pela Superintendência de Políticas para as Mulheres de Salvador é o enfrentamento às desigualdades de gênero e as diversas formas de violência contra a mulher, garantindo a promoção de políticas que proporcionem qualidade de vida e oportunidades iguais para as mulheres”, explica a superintendente da SPM, Mônica Kalile.

A feira disponibilizará serviços gratuitos de orientação referentes aos direitos das mulheres  em situação  de violência doméstica e familiar e a Lei Maria da Penha, além dos serviços na área de saúde, previdência social, direito e cidadania, assistência social e oficinas de beleza e estamparia que promovam o bem-estar e a melhora da autoestima, assim como incentivar a busca pela autonomia econômica e sua valorização no cenário social, político, doméstico e do trabalho.

Nas edições anteriores da Feira, nos bairros da Liberdade e Cajazeiras, foram atendidas mais de 2.500 pessoas, nos diversos serviços que foram disponibilizados ao público feminino. Os locais escolhidos para abrigar o evento foram propostos de forma estratégica em bairros populosos da cidade, compostos em sua maioria por mulheres negras e que desenvolvam trabalhos sociais de resgate da autoestima da comunidade local a partir de ações afirmativas.

O evento conta com as participações das secretarias municipais da Saúde, Reparação, Educação, Promoção Social, Escritório da Copa, Centro de Referência Loreta Valadares. E, ainda, Previdência, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ministério Público, Núcleo de Práticas Jurídicas da Unijorge, Instituto Embelleze, Beleza Natural, Avon, Instituto Mauá e grupo Danone, dentre outros.