Pitch Week fomenta desenvolvimento de startups em Salvador

Salvador deu o pontapé para a realização do Pitch Week, evento promovido pela Prefeitura, 3C Invest e Light House que promete conectar startups e investidores no Norte e Nordeste do país. A cerimônia de abertura, ocorrida nesta segunda-feira (6), no Hub Salvador, no Comércio, contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e dos secretários Samuel Araújo (Inovação e Tecnologia) e Mila Paes (Desenvolvimento Econômico), dentre outros participantes.

O prefeito deu as boas-vindas aos participantes do evento e reafirmou o compromisso da gestão em dedicar uma atenção especial à área de Tecnologia e Inovação, por meio da criação e investimento em novos projetos. “Salvador está de braços abertos para receber vocês. A capital baiana tem sido a cidade que mais cresce no Norte e Nordeste nesse setor e, em breve, será a que mais cresce em todo o país, nesse esforço conjunto que todos nós podemos fazer”, afirmou.

Entre as iniciativas citadas pelo gestor para o fortalecimento e desenvolvimento da Tecnologia e Inovação na capital baiana está a compra de tablets para que os alunos da rede municipal tenham letramento digital e iniciem a aprendizagem de tecnologias ainda no Ensino Fundamental. Também estão em curso as tratativas para a implantação da Escola Digital Municipal no Comércio; a abertura das infovias, levando wi-fi gratuito para diversos pontos da cidade, com recursos assegurados pelo CAF; a implantação de um centro avançado de controle e operação para o monitoramento dos serviços municipais e a conclusão do Polo de Economia Criativa, previsto para ser entregue em janeiro.

Bruno Reis aproveitou para anunciar que irá firmar nos próximos dias a parceria com o Senai/Cimatec para a implantação da Escola Digital Municipal – espaço que irá ofertar cursos voltados a tecnologias aos soteropolitanos para que a cidade possa ofertar mão de obra qualificada no segmento. O prédio onde a escola irá funcionar já está em fase de locação e fica situado na Praça da Inglaterra.

O evento, que visa conectar idealizadores de projetos inovadores a potenciais investidores, conta nesta edição com 33 grupos de investidores e mais de 400 startups de todo o Brasil. A expectativa é que sejam impactadas 15 mil pessoas com o Pitch Week.

Programação – O primeiro dia do Pith Week prevê ainda uma mesa redonda sobre Product Market Fit com o sócio fundador da Sanar, Leandro Lima; a CEO da Cubus, Sara Passos; e o CEO da E-Rural, Matheus Ladeia. Haverá também um bate papo entre empreendedores e investidores com o CEO da Antecipa, Camilo Telles, e o partner do Soft Bank, Rodrigo Baer.

Na quarta-feira (8), o evento tematiza a fase de operação das startups, com painel sobre marketing e vendas, que terá exposições de Felipe Souto, CEO da Bloxs Investimentos; Ricardo Okino, CEO da Escola Exchange; e Daniel Chalfon, partner da Astella Investimento. Logo depois, é a vez do Papo Empreendedor e Investidor entre o já mencionado Felipe Souto e Marcio Zarzur, da Domo Invest.

Finalmente, na sexta-feira (10), o painel da Pitch Week enfoca o desafio do crescimento das startups, com palestras de André Ferraz, CEO da Incognia; Rafael Costa, CEO da JusBrasil; e Marina Lima, coordenadora da Aceleração Endeavor. O Papo Empreendedor e Investidor, por sua vez, reúne, às 16h30, Bira Mercês, CEO da Sanar, e Gilberto Ribeiro, partner da Vox Capital.

Os três dias do evento incluem em sua programação uma Sessão Pitch (apresentação breve e direta de um negócio), sempre às 18h. A realização ocorre de modo híbrido, com 50 vagas para o público presencial e transmissão das atividades no próprio site, onde os interessados devem se inscrever para assisti-las através do link https://pitchweek.com.br/