Pituaçu ganha unidade de saúde completamente reformada

Após quatro anos sem manutenção, foi entregue hoje (29) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Pituaçu, que vai atender 350 pessoas por dia na região. A unidade conta com três equipes de saúde da família consistidas, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, duas equipes de saúde bucal, com dentista e auxiliar de consultório dentário, e 11 agentes comunitários de saúde.

A unidade contará também com serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS. Serão prestados atendimentos nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

O prefeito afirmou na solenidade de inauguração que já autorizou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a localizar terreno adequado para a implantação de um Multicentro no Distrito Sanitário da Boca do Rio, ampliando a atenção à saúde na região. “Agora que a fase difícil foi superada, as pessoas começam a ver que as ações estão acontecendo. Enfrentamos o desafio de começar o mais intenso processo de recuperação da nossa rede, e estamos trabalhando ainda para garantir que possamos funcionar com equipes completas”, acrescentou.

O secretário mencionou que foi requalificada toda a estrutura, com troca de mobiliário e recomposição das equipes. “Essa unidade foi inaugurada em 2006 para substituir o antigo posto de saúde do bairro e, ao longo desse período, não passou por nenhuma reforma, contribuindo para o surgimento de problemas como infiltrações, que comprometeram os serviços. No próximo mês, estão programadas mais 21 inaugurações e, até março de 2014, cerca de 90 unidades estarão requalificadas ou em processo de requalificação”, comemorou o secretário.