Plano de ordenamento da Ribeira avança para outros bairros

O Plano de Ação Integrada (PAI) completou três meses de operações bem-sucedidas na Ribeira. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e demais representantes do poder público decidiram dar continuidade às ações, com a implantação do modelo em outros bairros da capital. “Vamos estender o mesmo ordenamento com ações que evitem a ocupação irregular do espaço público, o descarte de lixo em hora e local inapropriados, estacionamentos irregulares, poluição sonora, danos ao consumidor e segurança alimentar, além de ocorrências de furtos, roubos, tráfico de drogas e vandalismo”, afirma o diretor-geral de Serviços Públicos da Semop, Elton Alonso.

O PAI acontece sempre de sextas às segundas-feiras e conta com a Limpurb, Sucom, Semop, Guarda Municipal, Codecon, Vigilância Sanitária, Zoonoses, Transalvador e o apoio da Polícia Militar, somando elogios de quem mora na região. “Na Ribeira, tinha muita desordem com traficantes, som alto, sujeira, mesas e cadeiras pelas calçadas. Precisávamos dessa intervenção da Prefeitura”, afirma Lívia Oliveira, 58 anos, comerciária, moradora da Cidade Baixa há 46 anos.

A operação na Ribeira teve início em de fevereiro de 2014, após estudos e reivindicações dos próprios moradores do bairro. Os resultados obtidos com o PAI tem promovido grande mobilidade dos integrantes da operação para estendê-la para outros locais, a exemplo da Boa Viagem, Garcia e Avenida Tancredo Neves. “O sucesso da operação se deve à integração entre os órgãos e ao comprometimento pessoal de cada servidor. O cidadão sente que o poder público está presente para garantir que a ordem e o respeito ao próximo sejam restabelecidos”, afirma a titular da Semop, Rosemma Maluf.