Plano Gonçalves funcionará gratuitamente por um mês

O prefeito ACM Neto entregou nesta quarta-feira (05) o Plano Inclinado Gonçalves, que passa a funcionar por um mês gratuitamente, incluindo, portanto, o período do Carnaval. Foram dois anos e oito meses parado por conta de problemas estruturais. Os investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões permitiram que o equipamento fosse devolvido à cidade para facilitar a integração entre Cidade Baixa e Alta, transportando, em média, 10 mil pessoas por dia.

A obra no Plano Gonçalves foi iniciada em maio do ano passado e envolveu o remodelamento de peças como motores, caixas de comando e recuperação total dos dois bondes, que mantiveram as características originais. Ele explica que o projeto incluiu ainda o serviço de contenção do talude da encosta e reforma do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local. Cada bonde transportará por vez mais de 30 passageiros, por um valor de R$ 0,15 (quinze centavos).

“Os comerciantes estavam sofrendo com isso. É um equipamento histórico e que, sobretudo, é utilizado pela população mais pobre para a integração entre as duas regiões da cidade. Lembrando que a primeira providência do meu governo foi colocar para funcionar o Elevador Lacerda, que, quando cheguei, sequer estava operando. Vamos ter todo o sistema de ascensores funcionando plenamente, com segurança e qualidade”, afirmou o prefeito durante a reinauguração.

Outros ascensores – Já está em execução a obra para requalificação do Plano Inclinado Liberdade/Calçada, também paralisado há cerca de três meses. Com o retorno das atividades, a expectativa é que 15 mil pessoas transitem pelo local diariamente. As obras serão finalizadas no segundo semestre do próximo ano e demandarão investimentos de cerca de R$ 5 milhões. Entre as melhorias estão a climatização dos novos bondes e a substituição dos trilhos, garantindo conforto e segurança aos usuários. Também será requalificado o Plano Pilar, na região do Santo Antônio Além do Carmo, que está em fase de estudo.

História – Estudos mostram que no local onde está localizado o Plano Inclinado Gonçalves já havia, desde o século XVII, uma rampa aberta pelos jesuítas. Por isso ficou conhecida como Guindaste dos Padres. A inauguração do primeiro equipamento aconteceu 1874. Na década seguinte, passou por reformas, recebendo uma plataforma plana para transporte de animais. Posteriormente, já com cabines fechadas, passou a levar passageiros, sendo um importante elo entre as partes alta e baixa da cidade. A linha foi eletrificada em 1909, ganhando novos carros de modelo europeu. No mesmo período, a estação inferior foi reconstruída. Uma nova reforma foi finalizada em 1931.