Plataforma digital eterniza obras de Chico Liberato

Nascido em Salvador, no bairro de Politeama de Baixo, o artista plástico e cineasta brasileiro Chico Liberato, reconhecido internacionalmente, será homenageado com uma plataforma bilíngue e com audiodescrição, na sexta-feira (28). O site, com direito a um tour virtual pelas memórias da “Casa Chico e Alba Liberato”, visa eternizar sua obra no mundo digital.

Todo o acervo estará disponível no site www.chicoliberato.com.br, incluindo um tour virtual na “Casa Chico e Alba Liberato”. O projeto é um dos contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

O material ficará disponível para que as futuras gerações tenham acesso à trajetória do artista, sua vida e obra, exposições e a casa onde vive com a esposa, inclusive apresentando a rotina e vivências da história pessoal.

Ideia – A ideia do projeto surgiu após uma grande demanda por informações a respeito das obras do artista. A produtora executiva da plataforma e filha de Chico, Cândida Luz Liberato, conta que recebia constantemente demandas de estudantes a fim de aprofundar estudos e teses de mestrados a respeito do pai.

“A demanda fez com que eu percebesse que apesar da importância dele para o cenário artístico da Bahia, existe pouca literatura a seu respeito. Ele integra a segunda geração de artistas modernos da década de 1970, que representou o período mais rico e efervescente de todas as artes no Brasil, sendo o único representante baiano das artes plásticas na Tropicália”, salientou Cândida.

Além de obras, documentos, manuscritos, fotos e vídeos garimpados e catalogados para serem transformados em registros culturais e educacionais. Haverá, ainda, espaço para a comercialização de reproduções de suas obras e, em breve, agendamento de visitas presenciais à casa da família, onde também funciona o seu atelier, seguindo todos os protocolos de segurança.

Reconhecimento – Premiado nacional e internacionalmente, Chico Liberato é um artista baiano que integra a segunda geração de artistas modernos da Bahia, destacando-se como autodidata multimídia e pioneiro do cinema de animação. Ele teve participação na realização de duas Bienais da Bahia, que trouxeram reconhecimento aos artistas locais e interatividade com os nacionais, fazendo de Salvador centro do Nordeste para discussão e produção de arte.

Também foi gestor do Museu de Artes Modernas da Bahia (MAM) por 12 anos. Nesse período, inovou realizando oficinas gratuitas de diferentes técnicas artísticas que possibilitaram a participação de artistas de baixa renda, bem como licitações públicas para promover e financiar obras de arte.