Logo Prefeitura de Salvador

Plataforma recebe primeira edição do Boca de Brasa

A partir da próxima segunda-feira (14), os artistas e grupos culturais de Plataforma e região poderão se inscrever nas oficinas do projeto Boca de Brasa, que acontecem entre os dias 23 e 26 de outubro, no Centro Cultural do bairro. No domingo (27), os resultados artísticos das oficinas serão apresentados na carreta móvel do projeto.Os interessados em participar das oficinas de Produção Cultural, Direção Artística e Gestão de Grupos, Criação Musical, Grafite, Danças de Rua e Criação Literária devem se inscrever até o dia 18 através do sitewww.culturafgm.salvador.ba.gov.br

 

Vale lembrar que os candidatos precisam ter idade mínima de 16 anos e pelo menos um ano comprovado de atuação na área cultural do bairro. Todos os inscritos passarão por um processo seletivo, que será realizado pelo instrutor de cada área. Cada turma será formada por 30 alunos. Ainda este ano, o projeto Boca Brasa, que é uma iniciativa da Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura, passará pelos bairros de Cajazeiras (6 a 10/11) e Boca do Rio (4 a 8/12).

 

Histórico –Em 1986, o projeto Boca de Brasa foi criado pela FGM para fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas de cada região. Contava com uma estrutura com quatro carros-palco e uma equipe de profissionais de diversas áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, contemplavam as mais diversas manifestações artístico-culturais da área. Em 2003, o projeto foi suspenso após a realização de 600 apresentações.

 

Idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão e coordenado por Bernard Duarte e Walter Seixas, o projeto Boca de Brasa foi inaugurado com a montagem da ópera “Gregório de Mattos, de Guerras”, do diretor Márcio Meireles. Duzentos atores fizeram parte da seleção que escolheu trinta e sete deles para a formação do elenco. O espetáculo homenageava os 350 anos de nascimento do poeta baiano e contava a sua história. O projeto abrigava uma série de iniciativas relacionadas à dramatização, montagem de peças, oficina de atuação, seminários e criação de um acervo de textos teatrais de autores baianos.

Skip to content