Pontos de testagem rápida na Pituba e Pernambués prosseguem até sexta (11)

Desde a última terça-feira (11), os bairros da Pituba e Pernambués são as novas localidades a receberem os pontos de testagem rápida para identificação da Covid-19 em Salvador. Montadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as estruturas estão situadas, respectivamente, na Praça Ana Lúcia Magalhães e no Centro Social Urbano de Pernambués. Somente no primeiro dia, os postos realizaram 378 testes, com 94 resultados positivos.

No ponto em Pernambués, a operadora de caixa Carmem Santana, de 35 anos, destacou a importância de confirmar a doença para ter os devidos cuidados. “Estava com sintomas gripais e decidi fazer o exame para me certificar. Agora sei que estou positivada e vou precisar estar isolada. Aqui já recebi as orientações médicas e vou seguir o recomendado. Estou vacinada e a doença não vai se agravar, com fé em Deus. Se surgir a dúvida, é importante que as pessoas façam o exame para não contaminar os outros”, disse.

Ao sentir febre e dor de garganta, a empregada doméstica Maria Janice Fonseca, de 53 anos, decidiu procurar o ponto de testagem na Pituba e ressaltou a comodidade de ter acesso ao serviço no bairro onde mora. “Poder fazer o exame na praça dá maior segurança e comodidade. Aqui é um ambiente aberto, e eu acredito que mais seguro do que hospitais. A estrutura é boa, e o serviço é organizado. Agora estou muito mais tranquila, porque meu teste deu negativo, então é só uma gripe”, afirmou.

“Esta é uma ação exitosa, com a testagem a gente consegue tirar os positivados de circulação para que eles não disseminem o vírus. Entretanto, a população também precisa fazer sua parte, e a gente orienta no sentido que evitem aglomerações. Infelizmente, ainda estamos vivendo a pandemia, por isso temos que continuar usando as máscaras e nos prevenindo contra a doença”, afirmou o coordenador das testagens pela SMS, Sérgio Medrado.

Funcionamento – Em cada ponto de testagem são realizados 200 exames por dia. A estrutura funciona das 8h às 13h, e o atendimento acontece por ordem de chegada. A medida de proteção à vida consiste na triagem, cadastro e realização do teste nasofaringe. Se o resultado do exame for negativo, o cidadão é liberado e instruído a continuar com os protocolos de segurança, mantendo o uso de máscaras e álcool em gel.

Os pacientes que forem identificados com diagnóstico positivo são atendidos imediatamente pelo médico, no próprio Med Móvel presente no local. Durante a consulta, o paciente é orientado a permanecer em isolamento domiciliar e a procurar os serviços de saúde da rede municipal em caso de agravamento do quadro clínico.

Medrado recomendou ainda que apenas pessoas com sintomas gripais procurem os pontos de testagem itinerante, e após dois dias da apresentação dos primeiros sinais. “O número de positivados nas estruturas móveis é muito alto e já chegou a 75%, nas últimas semanas. Todo local de testagem é uma zona de risco e a gente entende que, se muitas pessoas estiverem com a Covid-19, quem não estiver doente pode sair contaminado”, explicou.