População aprova posto de vacinação contra Covid-19 na Estação Mussurunga

Com a intenção de acelerar a vacinação contra a Covid-19 na cidade, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), montou um posto na Estação de Transbordo de Mussurunga para aplicação das doses. E a população tem aproveitado a comodidade do local para iniciar ou completar a imunização, contribuindo assim para o combate ao coronavírus.

Imunizada com as duas doses, a dona de casa Elenilza Batista, 36 anos, estava acompanhando a sua filha Camila Almeida, 12 anos, para receber a segunda dose da vacina. A mamãe coruja, como se intitula, agradeceu a logística de mais um ponto de vacinação montado pela gestão municipal. “Estava hoje no Centro da cidade com minha filha e, na volta para casa, resolvemos parar na Estação Mussurunga para tomar a vacina”.

Milene Bispo, 27 anos, que reside em Santa Cruz, também estava na fila para receber a terceira dose da imunização. Ela, que trabalha na região da Paralela, ressaltou a importância de a população completar o plano de imunização. “Eu trabalho na área da saúde, vim tomar a minha dose de reforço para ficar completamente imune contra o vírus. Aproveitei pra me vacinar aqui, por ser o local mais próximo do meu trabalho. A Prefeitura acertou na iniciativa de montar pontos de vacinação nas estações de transbordo”, afirmou, lembrando que a iniciativa também é realizada na Estação Nova Lapa.

A aposentada da área da saúde Creuza Vieira, 66 anos, reforçou o convite para que a população apta a receber a vacina contra a Covid-19 se dirija a um dos pontos estratégicos montados em Salvador. “Independente de ser 1ª, 2ª ou 3ª dose, todos devem se proteger contra esse vírus. As pessoas deveriam aproveitar esse momento agora de que a Prefeitura abriu pontos de vacinação nas estações de transbordo e irem se vacinar. Você que estiver indo para o trabalho, para casa ou qualquer outro lugar, tire um tempinho e vá se vacinar, é rápido e você ajuda no processo de retomada da nossa vida normal”, recomendou.

Liberou Geral – Na quinta-feira (25), a Prefeitura iniciou o “Liberou Geral”, que permite a vacinação de 1ª, 2ª e 3ª dose contra a Covid-19 para pessoas residentes em outros municípios, sem precisar de cadastro prévio. A medida facilitou a vida de Larissa Rocha, que mora na Região Metropolitana, mas trabalha em Salvador.

“Eu deveria ter ido tomar a minha segunda dose na semana passada, mas, com a falta de tempo, acabei não indo. Hoje, aproveitei o horário do almoço e vim adiantar a aplicação da segunda dose aqui em Salvador. Acredito que essa nova estratégia facilitará ainda mais o processo de vacinação de pessoas que moram em outras cidades, mas que trabalham aqui em Salvador, como é o meu caso”, destacou.

Estratégia – Nesta sexta-feira (26), das 8h às 16h, estão sendo atendidas as pessoas com 12 anos ou mais que ainda não iniciaram o esquema vacinal poderão receber a 1ª dose do imunizante. O público que está com a 2ª dose da vacina Pfizer atrasada ou com a data de retorno até o dia 26 de dezembro também está sendo contemplado nessa estratégia. Além disso, há aplicação da 3ª dose dos usuários com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de junho.

Não é exigido no ato da vacinação a comprovação do nome na lista do site da SMS. Porém, o interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão de vacina ou a Carteira Nacional de Vacinação Digital (ConectSUS) atualizada.

Balanço – Durante os dias de atendimento nos terminais da Lapa e Mussurunga, aproximadamente 14,5 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19.