Logo Prefeitura de Salvador

População aprova postos de higienização e distribuição de máscaras na orla

As caminhadas diárias feitas na Boca do Rio têm sido mais agradáveis para a moradora Valmira Santos. “Tenho visto mais pessoas utilizando máscara nos últimos dias”, disse. Ela creditou o fato aos totens de higienização instalados pela Prefeitura em dois pontos da orla – Barra e Jardim de Alah – para tentar frear a propagação da Covid-19 na capital baiana.

Os locais foram escolhidos por serem bastante frequentados por praticantes de atividades físicas. No total, são seis equipamentos instalados pela Guarda Civil Municipal (GCM): no Jardim de Alah, um está nas proximidades da área gramada da praia, outro próximo ao Centro de Convenções de Salvador (CCS) e um terceiro nas imediações do Parque dos Ventos.

Na Barra, podem ser encontrados no Barra Center, Farol e Porto. “Esses totens servem para que as pessoas possam higienizar suas mãos antes e depois das atividades físicas. Todo esse esforço tem como objetivo evitar a proliferação do coronavírus nesse momento”, explicou o diretor de Segurança Urbana da GCM, Maurício Lima.

Além disso, também é feita ação de distribuição de máscaras. “Trabalho excelente. Salvador está jogando duro. Os agentes são ótimos. Infelizmente ainda têm pessoas que não usam a máscara, acho que elas deviam ser multadas”, afirmou a professora Selma dos Anjos.

Moradora da região da Graça, Sandra Nepomusceno lamentou o desrespeito de alguns cidadãos quanto às medidas de combate à Covid-19. “Os agentes fazem o trabalho corretamente e as pessoas insistem em tirar as máscaras. Impressionante a falta de empatia do povo. Eu inclusive saio mais cedo pois têm menos pessoas”, revelou.

Funcionamento – Cada totem conta com torneiras portáteis, com acionamento automático através da pressão do pé sobre o pedal e capacidade de 150 litros de água e 50 litros de sabão. Além disso, as equipes da GCM passaram a atuar das 7h às 20h nos equipamentos, com 24 agentes distribuídos em Jardim de Alah e Boca do Rio e mais 24 na orla da Barra, distribuindo álcool em gel.

A cobrança do uso obrigatório da máscara é realizada e, caso a pessoa não tenha uma, os agentes oferecem. “Temos distribuído mais de 500 máscaras por dia. Fazemos também avisos sonoros com uso do megafone. A população tem recepcionado bem, não temos nenhuma intercorrência mais grave. Às vezes algum questionamento, mas a grande maioria tem utilizando as máscaras”, relatou Lima.

Todo processo realizado nos equipamentos de higienização é aprovado pela Vigilância Sanitária do município. Os especialistas lembram que a limpeza constante das mãos e o uso das máscaras sempre que precisar sair de casa são maneiras extremamente importantes na prevenção ao coronavírus. 

Skip to content