Logo Prefeitura de Salvador

População aproveita vacinação com bivalente contra Covid-19 na Estação Mussurunga 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom 

Para facilitar o acesso do público-alvo com a vacina bivalente contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem disponibilizado, além dos postos fixos, pontos volantes em locais estratégicos de Salvador. Um desses locais é a Estação Mussurunga que, em parceria com a CCR Metrô Bahia, está funcionando desde a segunda-feira (20) como local de aplicação do imunizante. O posto funciona na Sala de Supervisão do terminal, das 8h às 16h. 

A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, destacou que o avanço da imunização na cidade tem ajudado a minimizar os impactos dos casos de Covid-19 no sistema de saúde do município. “A vacinação tem sido nossa principal aliada para que os novos casos do coronavírus não gerem impactos significativos no sistema de saúde, já que a imunização reduz os riscos de agravamento da doença, evitando a necessidade dos pacientes de internamento em leitos de enfermaria ou UTI. Por isso, estamos convocando a população para completar o ciclo vacinal e garantir a proteção contra o vírus”. 

A enfermeira responsável pelo posto, Fabiane Cerqueira, afirmou que a expectativa é que, até o dia 31, a demanda aumente. “A intenção é abranger o maior número de pessoas, e aqui como temos uma rotatividade grande, é um local onde conseguimos vacinar muita gente. A gente tem capacidade para imunizar de 900 a mil pessoas por dia”. 

O superintendente de Operações da CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas, destaca que essa é uma ação de cuidado com a saúde da população e dos clientes que utilizam o transporte público. “A nossa participação é mais que importante neste processo, facilitando o acesso das pessoas à vacinação”. 

Facilidade – A doméstica Maria Damiana Neves, de 60 anos, viu o posto e decidiu se vacinar logo. Para ela, que mora próximo à Ceasa, na Estrada CIA/Aeroporto, e trabalha no Imbuí, a localização é fundamental para imunizar cada vez mais pessoas. “Aqui incentiva as pessoas a se vacinar, por isso quis logo a quinta dose. Me protejo das doenças e protejo quem está por perto”. 

O pedreiro José dos Reis, de 70 anos, mora no Bairro da Paz e aproveitou para receber a quinta dose no local. “Fiz questão de garantir essa segurança a mais, cuidando de mim e da minha família”. 

A técnica de enfermagem Maria Celeste da Purificação, de 59 anos, mora em Fazenda Grande e estava de passagem. Ela se surpreendeu ao saber que já podia se vacinar, por ser profissional de saúde – um dos grupos eletivos para a nova vacina. “Já fiz minha hidroginástica, comprei meu peixe, vim pegar o metrô e, quando vi a vacinação aqui, vim logo tomar a bivalente, aproveitei. Estou com todas as doses em dia agora, e vou avisar a todos que estão aptos para também se vacinarem. A proteção é tudo”. 

Público-alvo – A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 é voltada para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente. 

Demais doses – Além da aplicação da bivalente, a vacinação também segue com a aplicação da 1ª à 4ª dose, em públicos que variam de crianças a partir de seis meses até idosos. A estratégia completa pode ser conferida no site www. saude. salvador. ba. gov. br . 

Skip to content